O Brasil terminou o Campeonato Mundial sub-21 feminino de vôlei na terceira colocação. Na manhã deste domingo (17/8), a equipe verde-amarela venceu a Bulgária por 3 sets a 1, parciais de 25-19, 25-20, 14-25 e 25-21, em Surabaya, na Indonésia.
O resultado repete a campanha brasileira na edição passada, em 2023, na cidade mexicana de Aguascalientes, com um lugar no pódio.
A oposta Rebeca, autora de 24 pontos, 20 deles no ataque, com 46% de aproveitamento, além de quatro blocks, foi a maior pontuadora do Brasil. Ela cresceu de rendimento no set final.
Depois de atuações apagadas nas quartas e na semifinal, a ponteira Helena voltou a ser importante na pontuação, com 23 acertos: 17 no ataque, dois no saque e quatro no bloqueio.
Helena agora deve se juntar ao elenco da Seleção principal para a disputa do Campeonato Mundial adulto, na Tailândia, a partir de sexta-feira.
O JOGO
No segundo set, o time brasileiro esteve quase sempre atrás do placar e reagiu na reta final. No 23 a 19, um susto quando a central Luana precisou ser atendida e posteriormente substituída após fazer uma defesa e sentir o braço.
Como Juliana Palhano já estava fora por lesão no joelho, a ponteira Vittoria foi utilizada no meio de rede na improvisação até o fechamento da parcial. Luana voltou ao time no terceiro set.
A terceira parcial, inclusive, foi uma das piores do Brasil em toda a competição, com instabilidade no passe, muitos erros e baixo aproveitamento no ataque. Iva Dudova foi a maior pontuadora búlgara com 20 acertos.
Confira o elenco da Seleção Brasileira no Campeonato Mundial sub-21:
LEVANTADORAS
Ana Berto
Amanda
OPOSTAS
Larissa Brandão
Rebeca
PONTEIRAS
Aline Segato
Helena
Isa Rocha
Vittória
CENTRAIS
Giovana
Juliana Palhano
Luana
LÍBERO
Sofia