Um saque de Marcelo Negrão impossível de ser defendido pela equipe da Holanda. Foi a senha para corridas sem rumo pela quadra, abraços apertados, pulos de felicidade. As cenas finais da campanha do Brasil nos Jogos de Barcelona-1992 estão na cabeça e no coração dos brasileiros. Afinal, há 30 anos, o vôlei nacional chegava ao alto do pódio olímpico pela primeira vez na história. Para marcar a data, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) preparou uma homenagem no domingo, dia 5 de junho, às 10h, durante o amistoso entre Brasil x Japão, preparatório para a Liga das Nações. Os uniformes dos jogadores da seleção atual terão nomes e números dos craques de 1992, que a convite da CBV estarão no ginásio Sesi Taguatinga, em Brasília (DF), acompanhando a partida. A TV Globo e o Sportv 2 transmitem ao vivo.
– É com muita alegria que a CBV celebra os 30 anos do primeiro ouro olímpico do voleibol brasileiro. A medalha em Barcelona 1992 é um marco para o voleibol e para todo o esporte olímpico do Brasil. Aquela equipe e a geração de prata de 1984 foram referências para milhares de jovens, e ajudaram o Brasil a se firmar como uma das maiores potências do voleibol mundial. Será uma grande festa entre atletas, ex-atletas e o público. Um momento único para celebrar uma conquista histórica – diz Radamés Lattari, vice-presidente da CBV.
A equipe que fez história em Barcelona, comandada por José Roberto Guimarães, era composta por Amauri, Carlão, Douglas, Giovane Gávio, Janelson, Jorge Edson, Marcelo Negrão, Maurício, Pampa, Paulão, Talmo e Tande. Além da homenagem na quadra, eles ainda receberão um troféu comemorativo com uma réplica da camisa dos Jogos de 1992.
– É sempre muito bom rever meus amigos de luta e conquistas tão importantes. Fomos guerreiros de verdade. E momentos assim, como esta homenagem da CBV, são emocionantes. Vamos torcer muito para esta nova geração, que vem representando muito bem as cores do Brasil – contou Negrão.
Antes da partida de domingo, o Brasil faz outro jogo contra o Japão, na quinta-feira (2/6), às 21h30, também no Sesi Taguatinga, com transmissão do Sportv 2.