O Brasil está fora da final do torneio feminino de vôlei da Universíade, ou Jogos Mundiais Universitários, em Chengdu, na China. Nesta sexta-feira (4/8), derrota para o Japão na semifinal por 3 sets a 2, parciais de 27-25, 20-25, 19-25, 25-15 e 15-9.
A disputa da Seleção Brasileira pela medalha de bronze, no domingo, será contra Polônia, derrotada hoje pela China. Na primeira fase, a equipe dirigida por Fernando Gomes ganhou das polonesas no tie-break.
Na partida contra o Japão, que possui em seu elenco algumas jogadoras que acabaram de disputar a Liga das Nações, como Miyabe, Sato e Yokota, o Brasil teve seus bons momentos, principalmente nos primeiros três sets. Perdeu o primeiro no detalhe, venceu os dois seguintes com boa margem, mas depois oscilou demais.
No quarto set, o componente psicológico entrou em cena, após marcações bem contentáveis da arbitragem. O time até deu início no início do tie-break que havia assimilado tudo aqui, abrindo 3 a 0. Mas rapidamente o Japão reagiu, virou e assim fechou a vitória.
Camila Mesquita foi a maior pontuadora brasileira. Jogando na saída de rede, ele anotou 28 pontos (24 no ataque e quatro no bloqueio). Sabrina, atuando na ponta, colaborou com 19 (16 deles no ataque). A central Jussara ainda marcou outros 16 (dez no ataque, três blocks e três aces). Pelo lado japonês, Yoshino Sato anotou 24 pontos, 22 deles no ataque.
Na outra semifinal da Universíade, a China não deu chances para a Polônia, vencendo por 3 sets a 0, parciais de 25-20, 25-15 e 25-25.