O Brasil conquistou neste domingo medalhas de ouro e prata na segunda etapa do Classificatório Sul-Americano ao Mundial Sub-21 de vôlei de praia, disputado em Lima (Peru).
No feminino, Thamela e Vitoria (ES/RJ) venceram os seis jogos que disputaram, sem perderem nenhum set sequer. No masculino, Lázaro Lyan e Matheus (GO/SE) foram superados na decisão pela Argentina.
Thamela e Vitoria confirmaram o ouro ao vencerem na decisão as peruanas Lisbeth Allcca e Medalyn Mendoza por 2 sets a 0 (21/16, 21/14). Horas antes, pela semifinal, as brasileiras haviam superado as argentinas Churin e Victoria também em sets diretos: 21/10, 21/13. Vitoria analisou a medalha de ouro no primeiro torneio que disputou com Thamela.
“Estamos muito felizes, conseguimos jogar muito bem juntas, muito soltas. Essa convocação foi a primeira vez que atuamos lado a lado, e conseguimos superar todas as limitações. Tivemos muita tranquilidade e paciência uma com a outra, estou feliz de ter tido essa experiência, poder representar bem o Brasil. Ela é uma menina que me passa muita tranquilidade, me ajudou demais no bloqueio. Só tenho a agradecer, a ela e ao nosso técnico nesta etapa, Ariel Uchoa”, declarou a carioca.
O resultado é uma repetição da primeira etapa, quando Thamela, jogando ao lado da sul-mato-grossense Victoria, também levou o ouro na parada realizada em Arica (Chile). Com isso, o Brasil lidera o ranking com 400 pontos.
No naipe masculino, Matheus e Lázaro Lyan (SE/GO) venceram os três jogos que disputaram até a final. Na decisão, os argentinos Zelayeta e Amieva levaram a melhor, com triunfo por 2 sets a 0 (21/17, 21/18), em 37 minutos.
Na primeira etapa do classificatório, Rafael e Renato (PB) também haviam ficado com a prata. O Brasil está em segundo no ranking, com 380 pontos. A Argentina, que venceu as duas etapas, lidera com 400. A competição continental tem três etapas e dará vaga ao Mundial para os cinco melhores países no ranking final, somando a pontuação obtida em todos os eventos.
A última etapa será disputada em Assunção (Paraguai), nos dias 13 e 14 de abril. Já o Campeonato Mundial Sub-21 acontece de 18 a 23 de junho, na cidade de Udonthani, na Tailândia. O Brasil é o atual campeão tanto no naipe feminino quanto no masculino.
LEIA TAMBÉM
+ Patrocínio do Sesc é renovado e time feminino começa a reconstrução
+ Seleção Masculina jogará em Cuiabá e Brasília na Liga das Nações
+ Bruninho exclusivo: “Cabeça do Leal encaixando com filosofia da Seleção”
+ Sesc RJ libera Kosheleva para negociar com o Scandicci