X

Brasil salva match points, vence Cuba e está na semi do Pan

O Brasil agora terá um dia de folga antes de entrar em quadra pelas semifinais dos Jogos Pan-Americanos em Santiago
Autor:

Compartilhe:

No compromisso mais esperado até agora no torneio masculino de vôlei dos Jogos Pan-Americano de Santiago, o Brasil conquistou a terceira vitória. E com muita emoção. Nesta quarta-feira (1/11), triunfo por 3 sets a 2 sobre Cuba, parciais de 25-23, 25-16, 18-25, 25-27 e 18-16, com direito a dois match points salvos no tie-break.

Com o resultado, o time dirigido por Giuliano Ribas, o Juba, terminou na primeira colocação do Grupo A e avançou diretamente para as semifinais. Já os cubanos terão de disputar as quartas de final, com adversário a ser definido ao fim da rodada de hoje (Porto Rico e República Dominicana).

Além da tradicional rivalidade, o jogo de hoje colocou frente a frente vários jogadores que estiveram recentemente no Pré-Olímpico, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. No time titular brasileiro, Darlan, Honorato, Adriano, Judson, Otávio e Maique. Do lado caribenho, Lopez, Masso e Garcia foram os principais remanescentes.

Diferentemente das outras partidas da primeira fase, o Brasil não teve o mesmo saque avassalador. Passou em branco em aces no primeiro set, o mais equilibrado de todos. O ponteiro Adriano foi importante nos contra-ataques para o fechamento em 25-23.

O saque melhorou no segundo set, com três pontos diretos, dois deles em sequência com Honorato. A vantagem no placar ficou mais cômoda e permitiu ao Brasil abrir 2 a 0 sem sustos.

Principal nome de Cuba no Pan, Lopez, do Sada Cruzeiro, cresceu a partir do terceiro set, mesmo caçado pelo saque brasileiro e sem fazer aces, um das de suas especialidades, até ali. Mas no ataque assumiu a responsabilidade para esticar o jogo. Ele terminou o confronto com 23 pontos.

No quarto set, o passe brasileiro oscilou e uma diferença de quatro pontos a favor (14-10) se transformou em 16-18 contra. O empate aconteceu em uma passagem de Darlan pelo saque no 23-23, mas a virada não aconteceu. Lopez, com um ace, fechou a parcial.

No tie-break, numa passagem do levantador Taboada pelo saque, Cuba abriu três pontos (7-10) e parecia ter a vitórias nas mãos. Um ace de Honorato recolocou o Brasil no jogo. Daí para frente, os dois times se revezaram na frente, com os caribenhos tendo desperdiçado dois match points. No fim, Darlan brilhou, fazendo os três últimos pontos: dois no ataque e um no block.

Darlan, principal pontuador da Seleção Brasileira no Pan, liderou a equipe mais uma vez com 29 acertos (62% de aproveitamento). Honorato veio na sequência com 13.

BRASIL: Matheus Brasília, Darlan, Honorato, Adriano, Otávio, Judson e Maique (líbero). Entraram: Thiaguinho, Felipe Roque, Lukas Bergmann. Técnico: Juba.

CUBA: Taboada, Gonzalez, Gutierrez, Lopez, Contreras, Masso e Garcia (líbero). Entraram: Chirino, Iglesias, Gorguet. Técnico: Jesus Lopez

 

Tags: BrasilCuba

Últimas notícias