Depois de uma surpreendente derrota para a Venezuela, na noite de quinta-feira, o Brasil se reabilitou hoje no Campeonato Sul-Americano feminino sub-17, em Lima, no Peru, ao superar a Argentina por 3 sets a 0, parciais de 25-17, 25-18 e 25-23.
A partida era decisiva para o Brasil e uma nova derrota poderia decretar a eliminação. Pressionado, o time reagiu e teve o controle das ações durante grande parte do clássico com a Argentina, que vinha de vitórias sobre Venezuela e Colômbia.
As ponteiras Vic Martini e Meilani Akana foram as maiores pontuadoras do Brasil com 12 acertos cada. Catalina Borrero fez 13 para a Argentina.
O resultado de 3 a 0 fez o Brasil ultrapassar as hermanas na classificação do Grupo B e se garantir na semifinal. Falta ainda a partida entre Venezuela x Colômbia para a definição da outra classificada. A competição oferece três vagas para o Mundial, que será realizado no Chile.
No Grupo A, formado por apenas três times, o Chile ficou em primeiro, o Peru terminou em segundo e a Bolívia foi eliminada sem vencer.
O Brasil disputa o Sul-Americano em Lima com as seguintes atletas: as opostas Isadora Bustamante e Victoria Gama; as levantadoras Catarina Harzbecker e Laura Dias; as ponteiras Ana Clara de Paula, Meilani Akana, Pietra Bastos, Vic Martini; as centrais Duda Lemos, Gaby Ferreira, Isadora Costa e Mikaela Santos; e as líberos Carolina Bitencourt e Nathalia Krugher.