Ufa! Com emoção, a Seleção Brasileira feminina sub-21 conquistou o Campeonato Sul-Americano da categoria, em Osorno (Chile). O 17º título consecutivo do Brasil foi garantido depois do triunfo de virada sobre a Argentina por 3 sets a 2, parciais de 25-10, 24-26, 19-25, 25-21 e 15-8.
O time dirigido por Wagão encerra a campanha no torneio com quatro resultados positivos e apenas dois sets perdidos, exatamente os dois da decisão deste domingo (29/9).
O Brasil é o maior campeão do torneio continental: são 22 títulos em 26 edições disputadas, sendo 17 títulos seguidos nas últimas competições.
Depois de um começo arrasador, o Brasil tinha vantagem no segundo set, quando passou a errar demais. As hermanas se aproveitaram, impulsionadas pela oposta Bednarek e pela ponteira Margaria. Com muito volume de jogo, a Argentina virou e parecia pronta para encerrar a hegemonia brasileira, que sofria no passe e no ataque.
No quarto set, a vantagem argentina chegou a ser de quatro pontos na parte final da parcial (17 a 13). Em uma passagem de Aline Segato pelo saque, o Brasil conseguiu pontuar no block com Juliana Palhano para iniciar a reação. A virada de bola com Rebeca e Vittoria passou a funcionar e a final foi para o tie-break.
Na disputa das maiores pontuadoras, Rebeca anotou 26 pontos para o Brasil, enquanto Bednarek fez 25 para a Argentina. Aline Segato colaborou com 21. A destacar ainda os cinco blocks de Palhano e os quatro de Luana, mostrando o poderio das centrais brasileiras. Vittoria foi eleita a MVP da final.
Brasil, Argentina e Chile garantiram ainda as vagas sul-americanas no Mundial de 2025.