Vale o título da Liga das Nações feminina de vôlei (VNL) de 2025. Neste domingo (27/7), a partir das 15h (de Brasília), Brasil e Itália disputam o aguardado clássico na decisão da competição, em Lodz (POL), com transmissão pelo Sportv2, streaming da VBTV e pelo Canal do Web Vôlei no YouTube, sem imagens.
O jogo reúne as duas primeiras colocadas no ranking mundial: a Azzurra lidera 468,82 pontos, seguida pelas brasileiras com 432,24. Frente a frente também as duas melhores campanha da VNL até aqui, com a equipe de Julio Velasco ainda invicta depois de 13 jogos, com a de José Roberto Guimarães com apenas uma derrota na campanha.
Atual campeã da Liga das Nações e dos Jogos Olímpicos, a Itália tem uma incrível sequência de 28 vitórias seguidas. A última derrota, em junho do ano passado, foi inclusive para o Brasil.
Na história da VNL, desde 2018, brasileiras e italianas se enfrentaram oito vezes, com equilíbrio: quatro resultados positivos para cada lado. A Itália venceu em 2025, duas vezes em 2022 (incluindo a final) e mais uma em 2018. As vitórias verde-amarelas foram em 2019, 2021, 2023 e 2024.
Nestes oito jogos pela VNL, os resultados mais registrados foram o tie-break e o 3-0, em três oportunidades cada. Confira os prováveis times para o duelo deste domingo:
BRASIL: Macris (Roberta), Rosamaria, Gabi, Julia Bergmann, Julia Kudiess, Diana e Marcelle (líbero). Técnico: José Roberto Guimarães.
ITÁLIA: Alessia Orro, Paola Egonu, Alice Degradi, Myriam Sylla, Sarah Fahr, Anna Danesi e Monica De Gennaro (líbero). Técnico: Julio Velasco.