Domingo é dia de Brasil em busca de vaga nas quartas de final do Campeonato Mundial feminino de vôlei. Em Bangkok, na Tailândia, a partir de 10h30 (de Brasília), confronto contra a República Dominicana. A partida terá transmissão pelo Sportv2 e pelo streaming da VBTV, além do Canal do Web Vôlei no YouTube, sem imagens.
Brasileiras e dominicanas estão acostumadas com confrontos eliminatórios em grandes competições. No ano passado, na Olimpíada de Paris, deu Brasil com certa facilidade nas quartas de final.
Será o terceiro confronto direto entre as duas seleções em Mundiais. As brazucas venceram os dois anteriores por 3 a 0, em 2018 e 2014.
No atual ranking mundial, o Brasil segue na vice-liderança com 427,96 pontos, atrás apenas da Itália. A República Dominicana aparece em 11º lugar, com 254,69.
E com tudo isso o favoritismo é verde-amarelo. Com Macris novamente como titular no levantamento, o Brasil deve apostar bastante no jogo com as centrais, evitando sobrecarregar Julia Bergmann e Gabi nas pontas. Para isso, controlar o saque forçado das caribenhas será uma obrigação.
Neste Mundial, o técnico brasileiro Marcos Kwiek não conta com a levantadora Marte, grávida. Com De la Rosa, a substituta, ainda falta sintonia com as atacantes. Para compensar, a volta de Brenda Castillo traz muito mais segurança no passe e volume de jogo ao time caribenho.
Quem vencer o duelo enfrentará nas quartas de final China ou França. Confira os prováveis times para o jogo deste domingo:
BRASIL: Macris, Kisy, Julia Bergmann, Gabi, Julia Kudiess, Diana e Marcelle (líbero). Técnico: José Roberto Guimarães.
REPÚBLICA DOMINICANA: De la Rosa, Gaila Gonzalez, Peña, Brayelin Martinez, Jineiry Martinez, Geraldine Gonzalez e Castillo (líbero). Técnico: Marcos Kwiek.