A temporada europeia de clubes teve continuidade após as paralisações de final de ano. Iniciando 2023, a Champions League foi retomada nesta terça-feira (10/1) para a quinta e penúltima rodada da fase de grupos. E com brasileiros em quadra nos dois jogos, mas com resultados negativos.
O Montpellier (FRA) recebeu o Friedrichshafen (ALE) e foi superado no tie-break (28-26, 22-25, 25-23, 23-25 e 15-13). O grande nome da partida, com sobras, foi o oposto Théo Faure e seus 32 pontos, insuficientes para a vitória de seu time. Pelo time francês, o central Renan Michelucci colaborou com 13 acertos e o levantador Thiaguinho somou outros três. Já os visitantes tiveram Ziga Stern como destaque. O ponteiro esloveno somou 21 pontos e foi eleito o MVP da partida. Com a derrota, o Montpellier já está eliminado da competição com uma rodada de antecedência.
No outro jogo, a legião brasileira do Benfica (POR) não foi páreo para o Civitanova da Itália. Jogando em solo português, os italianos não encontraram muitas dificuldades em fechar o jogo por 3 a 0 (25-18, 25-19 e 25-18). Na ida, na Itália, o triunfo foi apenas no tie-break. O técnico brasileiro Marcel Matz mandou muitos compatriotas para a partida: o levantador Bernardo (dois pontos), os ponteiros Pablo Natan (seis) e Japa (nove), o central Thales Falcão (cinco). Ao longo da partida mais brasileiros foram utilizados: o central Lucas França e o ponteiro Rapha. Pelo lado italiano, o oposto americano Gabi Garcia foi o destaque com 14 pontos. O levantador Luciano De Cecco foi o MVP. O revés encerrou qualquer possibilidade de o Benfica de avançar ao mata-mata. Já o Civitanova está classificado como primeiro do Grupo C.
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei