A dominicana Brayelin Martinez teve uma noite especial nesta segunda-feira (7/11). Ela marcou 14 pontos em um único set na vitória do Dentil/Praia Clube sobre Barueri, fora de casa, por 3 a 1, parciais de 25-18, 27-25, 23-25 e 28-26, em jogo antecipado da décima rodada da Superliga feminina 2022/2023.
Brayelin terminou o duelo com 34 pontos, levando para casa o Troféu VivaVôlei como a melhor jogadora em quadra. Depois de uma parcial inicial “normal”, com sete pontos, a dominicana fez um segundo set muito fora da curva. Ela fez mais do que a metade dos pontos de todo o time, liderando uma virada improvável. Barueri se reorganizou após um início de jogo ruim, mostrou muito volume e ficou em vantagem quase o tempo todo. Paulo Coco, usando o melhor elenco do vôlei nacional, tirou Tainara da saída de rede e colocou a holandesa Anne Buijs. Assim, Brayelin Martinez ficou “escondida” no passe, voltando a ser mais oposto do que ponteira. E essa “liberdade” permitiu que ela focasse no ataque e desequilibrasse. As paulistas tiveram 23 a 19, mas levaram uma virada doída.
O terceiro set também foi muito equilibrado, com Barueri mostrando mental forte após a reviravolta da parcial anterior e um enorme volume de jogo. E com bom desempenho ofensivo de Paquiardi e Basso, o time da casa estendeu a partida. Parecia tudo caminhar para o tie-break com 21 a 18 para Barueri, mas o Praia reagiu na reta final da quarta parcial e virou para 24 a 21. As paulistas não desistiram e voltaram a igualar em 24. E foi um final eletrizante, com as mineiras fechando em 3 sets a 1, após erro de ataque das mandantes.
Se no Praia as irmãs Martinez e Carol chegaram aos dois dígitos de pontuação (Jineiry e Carolana fizeram 12 cada), o Barueri terminou com cinco: Maiara Basso (20), Isabela Paquiardi (20), Diana (15, seis deles no block), Mari Paraíba (11) e Larissa (11).
O resultado faz o Praia Clube chegar a oito pontos na classificação da Superliga feminina, assumindo momentaneamente a liderança, com três vitórias. Já a equipe de José Roberto Guimarães segue sem vencer, somando um ponto na Superliga. Os dois times voltarão a atuar na sexta-feira. Às 18h30, as mineiras serão visitantes diante do Sesi Bauru. Um pouco mais tarde, às 21h, o Barueri jogará no Rio de Janeiro contra o Sesc RJ Flamengo.