A República Dominicana comemorou, neste domingo (3/9), mais um título da Norceca (Américas do Norte e Central), desta vez com gosto especial ao vencer a completa seleção dos Estados Unidos na final. Para a líbero Brenda Castillo, a noite foi ainda mais inesquecível.
Ela faturou três prêmios individuais: MVP, melhor líbero e melhor defensora da competição. Com eles, Brenda Castillo soma incríveis 101 prêmios individuais na carreira. Dentre eles, estão o de melhor defensora da VNL de 2021, melhor líbero da Copa do Mundo de 2015, defensora e líbero da Olimpíada de 2012 e MVP de Campeonatos Mundiais de base.
– Estou muito feliz com esta grande vitória. Jogamos verdadeiramente em equipe e foi isso que nos ajudou. Estou muito satisfeita com a grande vitória contra este time, que é A dos Estados Unidos – comentou Brenda Castillo sobre o título conquistado no tie-break.
Para o técnico brasileiro Marcos Kwiek, a defesa, liderada pela líbero, foi um dos diferenciais.
– Estamos muito felizes pela vitória, por termos alcançado nosso objetivo. Nos preparamos muito para este torneio, que era importante para nós. Começamos mal o jogo, elas pressionaram muito, mas conseguimos virar jogando com muita disciplina e essa foi a melhor parte. Uma final em de 3 a 2 foi um espetáculo para a torcida, muito emocionante. Nossa defesa jogou muito bem.
O próximo compromisso da República Dominicana será o Pré-Olímpico, em meados deste mês. O time caribenho jogará em Ningbo (CHN) contra Sérvia, Holanda, Canadá, China, Ucrânia, México, República Tcheca. As duas primeiras colocadas garantirão vaga em Paris-2024.