A suíça Nina Brunner, bronze em Paris-2024 ao lado de Tanja Hüberli, anunciou uma pausa na carreira. Aos 28 anos, ela afirma que quer construir uma família pouco após casar-se. A atleta não descarta um retorno em breve às areias.
– Quero me dedicar ao meu sonho de ter minha própria família e estou feliz por ter mais tempo para meus estudos, amigos e família. Sinto que agora é o momento certo e sou imensamente grata por tudo que vivi com Tanja nos últimos anos. Se as circunstâncias permitirem, posso muito bem imaginar um retorno ao esporte de alto nível após essa pausa. Enquanto isso, continuarei a apoiar Tanja e a desejar a ela muita energia, alegria e sucesso – comentou Brunner, em entrevista à “Volleyball World”.
Curiosamente, as duas duplas femininas que representaram a Suíça nos Jogos Olímpicos de Paris foram desfeitas pouco após a disputa. A outra foi formada por Vergé-Depré e Boebner, mas a primeira agora formará uma parceria com a sua irmã, Zoé. Outras duplas também foram desfeitas.
– Decidi continuar porque estou motivada a me desenvolver e melhorar. Estou ansiosa por um novo projeto, que compartilharei em breve. Estou muito orgulhosa do que Nina Brunner e eu conseguimos juntos nos últimos nove anos, e mais ainda por termos feito isso como boas amigas, viajando pelo mundo – comentou Tanja, aos 32 anos.
Nina Brunner e Tanja Hüberli se tornaram parceiras em 2016 e participaram de duas Olimpíadas, terminando em nono lugar em Tóquio 2020 e conquistando o bronze em Paris. Elas também triunfaram em duas edições do Campeonato Europeu, levando o ouro em 2021 e 2023.
Brunner e Hüberli disputaram 89 torneios como parceiras, conquistando seis medalhas de ouro, seis de prata e nove de bronze. Elas venceram o último torneio internacional que jogaram juntas, conquistando o ouro no Elite 16 de Hamburgo, em agosto.
– Quando reflito sobre os últimos nove anos e tudo que vivenciamos, desde os sucessos até as lições aprendidas e os momentos de risadas compartilhados, sinto uma imensa gratidão. Acredito que chegamos mais longe do que jamais sonhamos no início e nunca esquecerei de nada disso – afirmou Brunner.