O Novara poderia ter saído de quadra derrotado pelo Busto Arsizio por 3 a 0, neste sábado (4/2), pela quinta rodada do returno do Campeonato Italiano feminino. Mas conseguiu superar momentos ruins para vencer o clássico regional no tie-break, parciais de 17-25, 26-24, 23-25, 26-24 e 15-10.
Mesmo jogando fora de casa, o Busto Arsizio teve uma boa atuação coletiva, com quatro jogadoras com dois dígitos de pontuação. Com exceção do quinto set, quando travou na virada de bola e viu o Novara abrir quase dez pontos de frente, o time de Rosamaria teve bom desempenho. E por isso vai lamentar as chances desperdiçadas no segundo set, quando teve grande oportunidade para abrir 2 a 0, com vantagem aberta desde o início e set point desperdiçado.
A ponteira italiana Alice Degradi liderou o Busto com 23 pontos (58% de aproveitamento), um a mais do que a brasileira Rosamaria, bem marcada no tie-break. A outra ponteira local do time, Loveth Omoruyi, anotou mais 18, enquanto a central cipriota Katerina Zakchaiou fez 14.
Já o Novara teve a ponteira Caterina Bosetti eleita a MVP do confronto, após marcar 15 pontos e ter 72% de positividade no passe. Ela ainda foi decisiva no quinto set, com dois aces logo no início para ajudar a abrir confortável vantagem. A maior pontuadora do time foi a ponteira americana McKenzie Adams, com 19. A turca Ebrar Karakurt, em atuação irregular, fechou o jogo com 16 acertos.
Na classificação do Campeonato Italiano feminino, o Novara ocupa a quarta colocação, com 38 pontos, emendando quatro vitórias seguidas na competição. O Busto, com 22, está em oitavo.