Já classificado para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, o Canadá abriu a Liga das Nações masculina (VNL), nesta terça-feira (21/5), com uma vitória de virada sobre a Turquia, por 3 sets a 1, com parciais de 17-25, 25-23, 25-23 e 25-21, em Antália. O saque foi uma arma poderosa do grupo comandado por Tuomas Sammelvuo: foram 12 pontos no fundamento, contra cinco dos mandantes.
O primeiro set foi o mais desequilibrado entre as equipes. Empolgada pela primeira participação na VNL, a Turquia se impôs e aproveitou os erros dos adversários. Contudo, nos sets seguintes, a partida ficou acirrada a cada ponto. Enquanto os donos da casa se mostraram bem superiores nos bloqueios, com 12 no total, os experientes canadenses se destacaram nos saques, com a mesma marca.
O ponteiro canadense Stephen Maar foi o nome do jogo e maior pontuador, com 24 pontos (19 de ataque e cinco de saque). O central Fynn McCarthy também teve participação efetiva, com 14, sendo oito de ataque (80% de aproveitamento), três de bloqueio e três aces.
A Turquia teve como destaque o ponteiro Efe Mandıracı, com 21. Além dele, o oposto Adis Lagumdzija mostrou agressividade e saiu de quadra com 17 pontos, mas pecou na recepção.
O resultado complicou as pretensões turcas de buscar uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris. A equipe precisa agora somar o máximo de pontos nas próxima rodadas e torcer para que a Sérvia, primeiro rival fora da zona de classificação, não pontue. Veja como está o ranking mundial.
As equipes voltam à quadra nesta quinta-feira (23/5). Em Antália, Canadá enfrenta a Polônia, às 11h (de Brasília), enquanto a Turquia encara a Holanda, às 14h.