Em um confronto direto pela classificação para a fase final da Liga das Nações masculina, o Canadá levou a melhor sobre o Brasil por 3 sets a 0, parciais de 26-24, 25-19 e 26-24, nesta sexta-feira (21/6), em Manila, nas Filipinas.
O resultado faz o Brasil cair para o sexto lugar, ainda com a possibilidade de ser ultrapassado pelo Japão no decorrer do dia. O time dirigido por Bernardinho tem apenas mais um jogo nesta etapa, contra a França, no domingo, novamente a partir das 4h. Até lá aguarda resultados para saber o que precisará fazer para se classificar. Mesmo perdendo a terceira seguida nesta etapa, o time verde-amarelo pode avançar para as quartas de final.
Diante do Canadá, o Brasil não teve uma boa atuação. Bernardinho fez as prometidas mudanças na escalação, com Darlan titular como oposto, Leal e Maurício Borges nas pontas e com Judson e Lucão formando a dupla de central. Cachopa e Thales foram mantidos.
Nos dois primeiros sets, ficou praticamente o tempo todo atrás do placar. Para piorar, o bloqueio não funcionou, passando em branco neste período do jogo. Do outro lado, um Canadá muito regular no ataque, com Loeppky, Maar e Szwarc dividindo o protagonismo ofensivo.
Na volta para a terceira parcial, Flávio entrou no lugar de Judson. E o primeiro ponto brasileiro no block chegou com o próprio Flávio logo no 2 a 2, mas ele foi o único. Darlan teve, ofensivamente, seu melhor momento no jogo, mas os ponteiros não conseguiram subir de ritmo. O placar, desta vez, ficou equilibrado até o 16-16, quando os canadenses abriram frente em passagem de Hoffer pelo saque. O Brasil ainda reagiu com Leal pontuando no ataque, mas não conseguiu virar.
Loeppky foi o maior pontuador do confronto, com 21 acertos, seguido por Maar (12) e Szwarc (11). Darlan fez 12 para o time brasileiro.