O Brasil perdeu a decisão da Copa Pan-Americana masculina. Na noite deste domingo (20/8), derrota para o Canadá por 3 sets a 1, parciais de 26-25, 20-25, 25-23 e 25-22, em Guadalajara, no México.
Foi uma revanche canadense, já que na primeira fase a Seleção Brasileira venceu o confronto com facilidade por 3 a 0. Até a final, a equipe dirigida por Carlos Schwanke não havia perdido um único set na Copa. O treinador manteve a base titular, com Brasília, Darlan, Marcus, Victor Birigui, Geovane, Cledenilson e Alê.
A partida decisiva foi marcada por muitos erros dos dois time: 32 do Brasil e 31 do Canadá. Os canadenses foram melhores no saque (4 a 1) e no bloqueio (8 a 3). No ataque, mais pontos verde-amarelo: 59 a 52. Em vários momentos, encaradas e afrontes aconteceram. E ficou a sensação de que os jogadores brasileiros atuaram bem mais incomodados durante toda a decisão.
O oposto Darlan foi o maior pontuador da final com folga: 24 acertos. Na sequência apareceram o ponteiro Isaac Heslinga, com 13, e Victor Birigui, com 11. A destacar ainda os nove pontos do levantador Byron Keturakis.
Schwanke mexeu bastante no time durante o jogo, terminando o duelo com vários reservas, como Bender, Oppenkoski, Lukas Bergmann, Pietro e Thiery. Assim como o Brasil, com um time B, o Canadá não levou sua força máxima, utilizando vários atletas universitários.