X

Canadá vira, vence Cuba no tie-break e fica muito perto de Tóquio-2020

O Canadá derrotou Cuba por 3 a 2, de virada, depois de estar perdendo por 2 a 0 e deu um passo enorme rumo à classificação para Tóquio-2020
Autor:

Compartilhe:

Numa reação incrível, com nada menos do que 19 pontos de bloqueio contra apenas oito de Cuba, o Canadá derrotou os caribenhos, de virada, por 3 a 2, depois de estar perdendo por 2 sets a 0 – parciais de 22-25, 22-25, 25-12, 25-21, 15-9 -, na noite deste sábado (11), na cidade de Vancouver (CAN), pela segunda rodada do Pré-Olímpico da Norceca, e colocou um pé em Tóquio-2020.

A situação dos cubanos, após a virada deste sábado, ficou muito difícil, pois não dependem mais de si. Para se classificar, eles precisam vencer o México, neste domingo, às 19h (horário de Brasília), pela terceira e última rodada do torneio, por 3 a 0, e torcer para que Porto Rico vença os donos da casa, na partida que acontece antes, às 17h.

O Canadá, que superou o México na estreia, por 3 a 0, tem 8 pontos; Cuba, que derrotou Porto Rico, sexta-feira, também em sets diretos, tem 7, e Porto Rico, que passou pelos mexicanos neste sábado, por 3 a 0 (25-20, 25-22, 25-23), soma 5 pontos. O México já está eliminado.

(FIVB)

Pontuação diferente

A Norceca adota um sistema de pontos diferente das demais confederações. Vitória por 3 a 0 vale 5 pontos; por 3 a 1 vale 4, e por 3 a 2 vale 3. Da mesma forma, quem perde por 3 a 1 ganha 1 ponto e quem é derrotado no tie-break soma 2.

Teoricamente, os três times que pontuaram até agora têm chances matemáticas de ir à Tóquio. Mas, a situação mais confortável é a do Canadá, que vai enfrentar um adversário tecnicamente inferior e só depende dele próprio para carimbar a vaga.

Por isso, o confronto deste sábado contra Cuba era considerado a final antecipada da disputa pela passagem para o Japão. Porto Rico tem chances de ir para Tóquio, mas precisa vencer o Canadá por 3 a 0 e torcer por derrota de Cuba para o México.

O ponteiro Gordon Perrin, do Sada/Cruzeiro, foi substituído no terceiro set (FIVB)

Os canadense Gordon Perrin, reforço do Sada/Cruzeiro nesta temporada, começou como titular, jogou os dois primeiros sets, mas estava mal e saiu do time na terceira parcial, com 6 pontos, para a entrada de Nicholas Hoag, que pontuou 11 vezes.

O ponteiro Timothy Maar foi o maior pontuador do jogo, com 21 acertos (19 de ataque e 2 de bloqueio), seguido do oposto Ryan Sclater, com 20. Pelo time cubano, o oposto Marlon Herrera pontuou 14 vezes, o ponteiro Osniel Mergarejo, 13 e o central Simon, 9.

Últimas notícias