O Cannes, atual campeão da Liga Francesa masculina de vôlei, vive uma temporada caótica pós-título, culminando com punição por erro administrativo, como revelado nesta quinta-feira.
No início da temporada, a equipe perdeu o título da Supercopa da França para o Chaumont. Na Champions League, o time foi eliminado na fase de grupos sem vencer um único jogo. A situação é ainda pior na Liga Francesa. O time é o lanterna do campeonato. Em 23 partidas, a equipe havia vencido apenas seis jogos, somando 14 pontos.
Na última janela de transferências, o clube francês parecia que teria um novo gás com a chegada de cinco reforços: os opostos Jimenez e Wendt, o central Cveticanin, o ponteiro Penchev e o levantador Batak. Houve ainda troca no comando técnico: o argentino Horacio Dileo foi substituído por Nikola Matijasevic. Também ocorreram as saídas do alemão Fromm e do oposto Nelli, ambos se apresentaram no Vibo Valentia. O Cannes, que vinha como último colocado, teve em meados de janeiro sua melhor fase na temporada quando venceu Poitiers, Nantes e Narbonne em três rodadas seguidas do Francês. Mas nessa semana a LNV (Liga Nacional de Vôlei Francesa) determinou que o Cannes fosse punido, perdendo todas as partidas da ligaentre o período de 28 de dezembro de 2021 e 4 de fevereiro de 2022. A sanção ocorreu devido ao registro irregular do levantador sérvio Aleksa Batak. Com isso, os cinco jogos disputados pelo Cannes durante o intervalo de tempo foram atribuídos derrotas por 3-0 (25-0, 25-0, 25-0).
Veja a lista dos rivais beneficiados:
29/12/21 – Sete
4/1/22 – Cambrai
8/1/22 – Poitiers
16/1/22 – Nantes
22/1/22 – Narbonne
A modificação acabou não mudando nada para o Cannes, que segue na última colocação e irá disputar playoff de rebaixamento. Mas o restante da tabela sofreu algumas mudanças. O Narbonne, que havia perdido para o Cannes, acabou se beneficiando e chegou aos 47 pontos (4° lugar), empatando com Chaumont (2° lugar) e Sete (3° lugar). O Cambrai e o Poitiers que também haviam perdido seus jogos para o Cannes, conseguiram pontos importantes para garantir permanência na primeira divisão na próxima temporada.
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei