O italiano Giovanni Caprara é o novo comandante da seleção feminina da Holanda.
Ele foi anunciado nesta segunda-feira para substituir o americano Jamie Morrison.
O principal desafio de Caprara será garantir as holandesas na próxima Olimpíada de Tóquio, em 2020. O Pré-Olímpico europeu, inclusive, será disputado na Holanda, em janeiro.
Caprara tem no currículo muita experiência internacional. Ele treinos as seleções femininas da Rússia, da Grécia e do Azerbaijão. Também dirigiu grandes clubes europeus, como Eczacıbası (TUR) e os italianos Novara, Casalmaggiore, Piacenza, Perugia, entre outros. Atualmente ele comanda o Bisonte Firenze.
– Estou muito feliz. Na minha carreira, eu trabalhei várias vezes com jogadoras holandesas, como Janneke van Tienen, Kim Staelens, Caroline Wensink, Floortje Meijners, Robin de Kruijf e no momento com Laura Dijkema e Nika Daalderop. Elas trabalham duro todo dia para alcançar o máximo que puderem. E eu adoro isso – disse Caprara.
Ele prevê um Pré-Olímpico muito difícil:
– O Pré-Olímpico será muito difícil. Todos sabem que é a única chance de classificação, o que aumentará o nervosismo. Nós temos um time forte e vamos usar o pequeno tempo que teremos para fazer a preparação mais eficiente possível. Organizar o Pré-Olímpico certamente é uma vantagem para nós. Quero ajudar o time a realizar o sonho olímpico – finalizou Caprara, campeão mundial em 2006 com a Rússia.