Segundo título em sequência no Circuito Sul-Americano de vôlei de praia e liderança do ranking feminino para o Brasil. O fim de semana foi especial para a dupla Carol Horta e Ana Luiza na quinta etapa da competição, em Rio Hondo, na Argentina. Na decisão, no domingo (23/4), elas venceram Erika e Michelle, do Paraguai, por 2 sets a 0 (21/13 e 21/17). As duas também ficaram com o título da quarta etapa do Circuito Sul-Americano, disputada no Chile, no final de fevereiro.
– Estamos muito felizes. Viemos com o objetivo de ganhar o torneio porque queremos pontuar para o Circuito Mundial. Conseguimos alcançar nosso objetivo e a sensação é de dever cumprido. Sempre é bom representar o nosso país e levar nossa bandeira para o alto do pódio. Agora é focar nos próximos objetivos – afirma Carol Horta.
Para chegar à decisão, Carol Horta e Ana Luiza venceram na semifinal Ariana e Karelys, do Equador, por 2 sets a 1 (21/13, 17/21 e 15/9). Outras três duplas brasileiras participaram da competição. No feminino, Carol Salaberry e Larissa ficaram em quinto lugar. No masculino, Pedro e Henrique terminaram na nona colocação e Felipe Alves e Gabriel Santiago em 13º.
No Circuito Sul-Americano, as duplas somam pontos para o país. O Brasil está em primeiro no ranking feminino com 1000 pontos, seguido por Paraguai (860) e Chile (710). No masculino, muito equilíbrio. A liderança é do Chile, com 900 pontos, seguido pela Argentina, com 880, e pelo Brasil, com 790.
CIRCUITO SUL-AMERICANO 2023 – Medalhas do Brasil
1ª etapa – Rancágua (CHI) – Tainá/Vic (ouro) e Saymon/Vinícius (bronze)
2ª etapa – San Juan (ARG) – Josi/Carol Goerl (ouro) e Evandro/Arthur Lanci (prata)
3ª etapa – Malargue (ARG) – Josi/Carol Goerl (ouro) e Evandro/Arthur Lanci (ouro)
4ª etapa – Santiago (CHI) – Carol Horta/Ana Luiza (ouro), Andressa/Vitoria (prata) e Guto/Heitor (bronze)
5ª etapa – Rio Hondo (ARG) – Carol Horta/Ana Luiza (ouro)
6ª etapa – Uberlândia (BRA) – 18 a 20 de maio