Localizada no Parc La Villette, um dos principais pontos de encontro dos parisienses no verão, a Casa Brasil pretende ser um pedacinho do Brasil na França durante os Jogos Olímpicos. Com um investimento de R$ 15 milhões, ela ocupará 5.000m² de área e promete, de acordo com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) “celebrar o esporte e a cultura do país em meio à disputa por medalhas”.
A Casa Brasil conta com patrocinadores públicos e privados. Na lista, Prefeitura de São Paulo, Governo de São Paulo, Embratur, Petrobras, Correios, ApexBrasil, XP Investimentos, Azul Linhas Aéreas, Peak, Corona Cero, Chandon, Minas Bar, Henko e Recoma.
Ela será aberta no dia 27 de de julho. A estimativa é de que cerca de cinco mil pessoas passem pela Casa Brasil diariamente. A entrada é gratuita, sendo preciso solicitar os ingressos através do site oficial. No espaço, o público terá a chance de ter contato com atletas, assistir transmissões e degustar comidas e bebidas típicas. Todos os medalhistas do Time Brasil passarão pelo palco da Casa para ter o primeiro contato com o público fora da área de competição. Galvão Bueno, embaixador da Casa, será quem vai recebê-los no palco.
– O principal motivo de ter uma Casa, que, no final, como conceito, é uma fan fest, é ter a transmissão. Os brasileiros podem vir aqui para torcer pelo Time Brasil, assistindo ao vivo às competições – disse Gustavo Herbetta, diretor de marketing do COB. – Nossa principal entrega é valorizar os protagonistas desse momento, que são os atletas.
O local tem dois palcos para shows e apresentações durante 17 dias de competição. Além da transmissão dos eventos olímpicos, a Casa tem programação cultural e clínicas de prática de esportes nas quadras de futebol, vôlei de praia com Jackie Silva, basquete e skate.
Casa Brasil fica em ponto turístico
O Parc La Villette fica localizado no Norte de Paris, no 19th arrondissement, sendo palco para caminhada, passeio de bicicleta ou piquenique com as temperaturas passando dos 30 graus. Sempre há diversos programas culturais como shows de música, exposições, espetáculos de circo e teatro. A Casa Brasil fica localizada no Espace Chapiteaux do Parc La Villette, próxima às casas de outros países, como a própria Casa França.
Como não poderia deixar de ser, os donos da casa ocupam o maior espaço: 15.000m² de área. A entrada custa cinco euros e com uma vasta agenda cultural e musical, abrindo no dia 27 com show de Bob Sinclar.
Outros países montaram suas “casas” no espaço: Canadá, Colômbia, México, Índia, República Tcheca, Mongólia, Eslováquia, Taiwan, Eslovênia, África do Sul, Sérvia, Ucrânia e Holanda.