A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) confirmou, nesta sexta-feira, a realização da Challenger Cup em 2022, uma espécie de segunda divisão da Liga das Nações (VNL). A competição valerá uma vaga ao campeão de cada naipe na elite mundial do próximo ano.
O torneio será disputado entre os dias 28 e 31 de julho. O feminino acontecerá na cidade de Zadar, na Croácia. Já o masculino será jogado em Seul, capital da Coreia do Sul.
Segundo a FIVB, a Challenger Cup será disputada por oito seleções de cada naipe. Em uma competição de tiro curto, serão jogadas quartas de final, semifinal e a grande decisão. Por enquanto, estão confirmados apenas os países-sede. No masculino, devem participar ainda Turquia, Qatar, Cuba, Chile, entre outros. No feminino, Colômbia, França e República Tcheca são alguns dos possíveis participantes.
A Challenger Cup foi criada em 2018, com o Peru e Portugal organizando os eventos feminino e masculino, respectivamente. Nos últimos anos, a pandemia impediu a realização da competição.