Atual tricampeão da Champions League masculina de vôlei, o Zaksa Kedzierzyn-Kozle, da Polônia, está eliminado da edição 2023/2024. Nesta quarta-feira (7/2), em Ankara, na Turquia, derrota para o Halkbank por 3 sets a 0, parciais de 32-20, 25-21 e 25-22.
Como havia perdido o jogo de ida, na Polônia, no tie-break, o time turco necessitava de um triunfo em casa por 3 a 0 ou 3 a 1. Nas quartas de final da Champions, o Halkbank terá como adversário o Civitanova, da Itália.
O grande nome do confronto foi o oposto holandês Nimir Abdel-Aziz. Foram 28 pontos: 25 no ataque, com 58% de aproveitamento, e três aces.
Nenhum outro jogador do Halkbank chegou a dois dígitos de pontuação nas estatísticas. O central Mert Matic somou nove, um a mais do que o canadense Gordon Perrin, que entrou no decorrer do duelo. Earvin Ngapeth, protagonista de diversos afrontes durante o duelo, fez apenas seis, com 25% de acerto ofensivo.
O Zaksa, já repleto de desfalques, acabou perdendo o ponta Bartosz Bednorz logo no início do segundo set. Sem ele, o oposto Lukasz Kaczmarek ficou ainda mais sobrecarregado, terminando com 15 acertos: 11 no ataque (41%), dois bloqueios e dois aces. O time também sentiu a perda da parcial de abertura, quando abriu 24 a 21.