X

Champions masculina: os duelos das quartas de final

O "brasileiro" Tours acabou eliminado da Champions League, após abrir 2 a 0 diante do Friedrichshafen e levar a virada
Autor:

Compartilhe:

Foi completado o quadro dos oito melhores clubes masculinos do continente europeu na temporada 2022/2023. A Champions League Masculina, competição de maior prestígio na Europa, teve nesta terça-feira (15/2) os confrontos decisivos das oitavas de final. E três equipes se juntaram aos cinco primeiros colocados da fase de grupos.

Nas partidas de ida, Zaksa (POL) e Friedrichshafen (ALE) largaram com boa vantagem, necessitando apenas vencer dois sets diante de Zawiercie (POL) e Tours (FRA), respectivamente, para assegurar vaga na próxima etapa. Já o primeiro jogo entre Berlin (ALE) e Ziraat (TUR), devido aos terremotos na Turquia, foi cancelado, portanto o jogo na Alemanha tinha caráter único e eliminatório. E a rodada acabou sendo bastante agitada, com todos os jogos sendo resolvidos em cinco sets.

O Tours, comandado pelo brasileiro Marcelo Fronckowiak, viajou para a Alemanha, em busca de uma reviravolta diante do Friedrichshafen. O sonho esteve até próximo, quando a equipe de Abouba abriu 2-0, mas não se concretizou. Os donos da casa conseguiram o triunfo no tie-break (21-25, 15-25, 25-18, 25-21 e 15-11) contando com as boas atuações de Luciano Vicentin e Michal Superlak, eleito MVP. Ambos somaram 18 pontos. O maior pontuador da partida foi o oposto brasileiro Abouba, com 25 pontos, se despedindo da competição em grande estilo. Os ponteiros brasileiros João Rafael e Ademar também estiveram em atuação, contribuindo com 12 e três pontos, respectivamente.

Outro time alemão que se deu bem foi o Berlin. Diante de sua torcida, a equipe da capital bateu os turcos do Ziraat, em um jogo longo, decidido no tie-break, com parciais de: 24-26, 25-21, 25-20, 18-25 e 15-9. O MVP da partida foi o central Anton Brehme, com seus 17 pontos. Seu companheiro de time, o oposto Marek Sotola, terminou como maior pontuador, 22 acertos. O brasileiro Matheus Krauchuk não esteve em quadra. Pelo Ziraat, Osmany Juantorena e Wouter Ter Maat contribuíram com 18 pontos cada.

No clássico polonês, o Zaksa foi derrotado pelo Zawiercie, também no tie-break (26-28, 25-21, 23-25, 25-19 e 15-11). Os atuais bicampeões do torneio, ao vencerem os dois sets que precisavam, acabaram por poupar suas principais peças no restante do jogo. O mesmo foi feito pelo Zawiercie, depois de já estar eliminado, ao rodar o elenco. O ponteiro Aleksander Sliwka com 17 acertos foi o maior pontuador do confronto.

Os três que avançaram se juntam aos cinco clubes já classificados, previamente. Confira o chaveamento para o restante da Champions:

Perugia x Berlin
Trentino x Zaksa
Civitanova x Halkbank
Jastrzebski x Friedrichshafen

Nas quartas de final os moldes de jogos de ida e volta e, se necessário, golden set, são mantidos. O início dos jogos para definição dos semifinalistas está previsto para a primeira semana de março. Pelo chaveamento, é possível um duelo italiano entre Perugia e Trentino na semi.

Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei

Tags: Champions

Últimas notícias