O Jastrzebski Wegiel está mais perto de uma inédita final de Champions League masculina. Nesta quarta-feira (29/3), o time polonês dirigido por Marcelo Mendez foi até Ankara, na Turquia, e derrotou o Halkbank por 3 sets a 1, parciais de 25-22, 25-23, 16-25 e 25-22, pelo jogo de ida das semifinais.
Na próxima semana, na Polônia, dois sets vencidos pelo Jastrzebski Wegiel serão suficientes para a classificação. O time turco precisará ganhar por 3-0 ou 3-1 para levar a definição para o golden set.
Um dos méritos da equipe de Mendez neste jogo da Champions foi conseguir limitar o astro holandês Nimir Abdel-Aziz. Foram apenas 11 pontos marcados pelo oposto. No ataque, ele recebeu 29 bolas e colocou apenas dez no chão, um aproveitamento de 34%. Ele foi bloqueado quatro vezes e cometeu dois erros. No saque, outra grande arma de Nimir, nenhum ace. O maior pontuador do Halkbank foi o ponteiro americano Thomas Jaeschke, com 18, sendo 16 no ataque, com 57% de acerto.
Pelo Jastrzebski Wegiel, dois jogadores terminaram com 18 pontos: o oposto francês Stephen Boyer e o ponteiro polonês Tomasz Fornal. O também francês Trevor Clevenot colaborou com 12. Ainda nesta quarta-feira, Perugia e Zaksa abrem a outra semifinal da Champions League masculina.
Em sua primeira temporada no Wegiel, Marcelo Mendez vem agradando e já tem o contrato renovado para 2023/2024, assim como Henrique Furtado, seu assistente brasileiro.