A terça-feira (7/3) marcou a abertura das quartas de finais da Champions League masculina e os times italianos não obtiveram bons resultados.
Reeditando as duas últimas finais da competição mais prestigiada da Europa, o Zaksa Kedzyerzin-Kozle, da Polônia, recebeu o Trentino. Como esperado, com tamanho equilíbrio, o jogo foi resolvido no tie-break, a favor dos donos da casa (25-22, 22-25, 22-25, 25-21 e 15-10).
O oposto Lukasz Kaczmarek foi o maior pontuador do jogo com 23 acertos, também foi eleito o MVP do confronto. Os ponteiros Bartosz Bednorz, com 19 (5 aces), e Aleksander Sliwka, com 17, também tiveram momentos importantes. Pelo Trentino, o experiente oposto búlgaro Matey Kaziyski anotou 21 acertos, seguido pelos ponteiros italianos Alessandro Michieletto e Daniele Lavia, com 15 pontos cada.
No outro lado da chave, o Civitanova viajou até a Turquia e voltou com um revés significativo. O Halkbank, apoiado pelos seus torcedores, venceu de virada, por 3 sets a 1 (21-25, 25-20, 25-23 e 25-21). O oposto Nimir Abdel-Aziz, grande estrela do time, marcou 16 pontos pelo time turco. Mas quem brilhou de verdade foi o recém-chegado Thomas Jaeschke. O ponteiro americano foi eleito MVP do duelo, por sua performance com 22 pontos. Na Civitanova, os atacantes tiveram muitas dificuldades. O ponteiro Mattia Bottolo, que saiu do banco, acabou sendo o maior pontuador com 14 acertos.
Com os italianos saindo derrotados, vira obrigação triunfar no jogo da volta. O Civitanova, com uma situação um pouco mais delicada, precisa forçar o golden set vencendo por 3-0 ou 3-1. Já o Trentino avança com vitória por 3-0 ou 3-1. Em caso de vitória em cinco sets, o jogo será definido no golden set.
Os jogos da volta estão marcados para a próxima semana. No dia 15/3, Civitanova receberpa o Halkbank. O vencedor do duelo enfrentará Jastrzebski Wegiel (POL) ou Friedrichshafen (ALE). Já o Trentino terá o apoio do seu torcedor no dia 16/3, podendo cruzar com Perugia na próxima fase da Champions 22/23.
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei