X

Chaumont supera Tours na final da Copa com fim polêmico

Tours chegou a comemorar título, mas desafio eletrônico mudou marcação do árbitro e o Chaumont acabou virando o tie-break
Autor:

Compartilhe:

A Copa da França, em sua versão masculina, terminou com polêmica neste sábado, em Paris na vitória do Chaumont sobre o Tours por 3 a 2.

Antes do Chaumont, de fato, conquistar o título, o Tours chegou a comemorar a conquista. Com o placar mostrando 16 a 15, Palonsky teve a bola do jogo. O ponteiro argentino atacou, a bola bateu no bloqueio, voltou para lado da quadra do Tours e foi para fora. Mas, no meio do caminho, antes da bola cair no chão, o oposto do Tours, Pierre Derouillon, teria supostamente tocado nela. Os jogadores do Chaumont reclamaram e pediram desvio no jogador adversário, enquanto o Tours festejava, o desafio foi solicitado. No lance, duvidoso, o recurso apontou desvio no jogador do Tours, sendo assim, 16-16 e festa do Tours cancelada. O Chaumont se aproveitou do momento e, em um bloqueio, garantiu a vitória e o título inédito com 19-17.

O equilíbrio marcou a partida. No primeiro set, o saque do Chaumont foi efetivo e, imprescindível para levar o time a vencer a parcial por 25-20. No segundo, o Tours conseguiu diminuir os erros e forçar o saque, para igualar a partida em sets: 25-21. Nos sets seguintes, o roteiro se repetiu, com praticamente as equipes se equivalendo nos fundamentos de ataque e bloqueio. Chaumont venceu o 3° set por 25-23 e o Tours levou o jogo para o tie-break, ao vencer o 4° set por 25-22. Na parcial decisiva, mesmo o Tours minimizando os erros, a equipe de Marcelo Fronckowiak não conseguiu parar o oposto cubano Jaime Herrera. Dos 19 pontos do Chaumont no set decisivo, o canhoto foi responsável por 13 (todos de ataque).

O maior pontuador do jogo foi justamente Herrera, com 34 pontos (67% de aproveitamento no ataque). Pelo Tours, o oposto Pierre Derouillon somou 22 e o central Teryomenko, mais 17. O central Leandro Aracaju contribuiu com 11, nove em ataques (82% de aproveitamento) e dois aces. O oposto Geraldo Goiano entrou apenas no primeiro set, enquanto Abouba não atuou.

Confira números da partida:

Chaumont – Tours
Ataques: 66 (56%) – 63 (57%)
Bloqueios: 9 – 10
Aces: 9 – 5
Recepções positivas: 42% – 39%
Erros: 32 – 28

O título inédito alcançado pelo Chaumont é o segundo da equipe na temporada, já que no início da temporada a equipe conquistou a Supercopa da França ao vencer o Cannes. O Tours agora mira na Liga Francesa, na qual desponta como um dos favoritos ao título após ter liderado a fase de classificação.

Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei

Tags: ChaumontTours

Últimas notícias