Foram conhecidos na manhã desta sexta-feira (28/7) os dois primeiros semifinalistas da Challenger Cup masculina, em Doha, no Qatar. Chile e Ucrânia venceram e seguem na briga por uma vaga na Liga das Nações de 2024.
O Chile conquistou o primeira triunfo na história da competição, após derrotas seguidas nas três edições anteriores. Os sul-americanos venceram a Tunísia por 3 sets a 0 (25-19, 25-23, 25-23) e avançaram para as semifinais. No sábado, eles enfrentarão o vencedor de Qatar e Tailândia.
O oposto Vicente Parraguire brilhou, marcando 33 pontos, com um aproveitamento de 60% no ataque, além de dois aces e dois bloqueios. Oussama Ben Romdhane foi o maior marcador da Tunísia com 12 pontos.
– Essa equipe vem trabalhando há muito tempo. Queríamos mostrar ao mundo do que éramos capazes, por isso estamos muito felizes por vencer esta partida desta forma. O mais importante é que nunca paramos de jogar. Mesmo no segundo set, depois de começar com 6 a 1, mantivemos o jogo até o final e essa foi a chave da partida. Lutamos muito e jogamos muito bem até ao fim. Tenho muito orgulho dessa equipe – disse Parraguirre.
Já a Ucrânia passou pela China por 3 a 1 (25-19, 25-22, 23-25, 25-19) e agora aguarda por Turquia, a favorita, ou a República Dominicana.
Os europeus dominaram os dois primeiros sets e abriram vantagem. Liderada por Yuantai Yu, a China, recém-rebaixada da VNL, tentou uma recuperação, vencendo o terceiro set e abrindo frente no quarto. Mas a Ucrânia reagiu para impedir o tie-break.
Craque do time, o ponta Oleh Plotnytskyi anotou 24 pontos, incluindo três aces e três bloqueios. O oposto Vasyl Tupchii marcou 18 pontos. Os ponteiro Yuantai Yu e Jingyin Zhang marcaram 16 e 15 pontos, respectivamente, para a China.
– Foi uma partida muito difícil. No terceiro set perdemos o foco e o quarto foi o mais difícil para nós, mas mantivemos o time o tempo todo para conseguir alguns break points e isso nos ajudou. Acho que não estamos na nossa melhor forma agora, mas acho que vamos encontrá-la nas próximas partidas – disse o destaque ucraniano.