Atual vice-campeã da competição e ainda buscando uma vaga na Olimpíada de Paris pelo ranking, a China começou bem a VNL Feminina 2024. As asiáticas derrotaram a Coreia do Sul na noite desta terça-feira (14/5), por 3 sets a 0 – parciais de 25-15, 25-16, 25-14 -, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. As chinesas, tricampeãs olímpicas e bicampeãs mundiais, ocupam a sexta colocação no ranking e brigam por uma das cinco vagas que ainda restam para os Jogos da França, no final de julho deste ano. Os cinco primeiros colocados na lista (Turquia, EUA, Brasil, Sérvia e Polônia) já estão classificados para Paris.
O Brasil estreia ainda hoje na Liga das Nações, contra o Canadá, às 21h, no Maracanãzinho, com transmissão pelo SporTV, o canal do Web Vôlei no YouTube e no streaming da Volleyballworld. Na próxima rodada, quinta-feira, a China enfrenta os Estados Unidos, às 17h30, novamente no Maracanãzinho. Antes, às 14h, a Coreia do Sul pega o Brasil.
A China, que ainda não conta com a ponteira Ting Zhu, foi muito superior à Coreia e os números comprovam o domínio. Foram 44 pontos de ataque contra 21 das rivais. No bloqueio, as chinesas pontuaram 12 vezes, contra 6 das coreanas. As vencedoras marcaram ainda 6 pontos de saque, contra 4 das oponentes. A China cedeu 14 pontos em erros e a Coreia do Sul 13.
As duas maiores pontuadoras do jogo foram da China. A ponteira Yingying Li marcou 17 pontos (16 de ataque e 1 de bloqueio). A outra ponteira do time, Wu Mengjie, contribuiu com 14 acertos (10 de ataque, 2 de bloqueio e 2 de saque).