O duelo entre China e Turquia pelo Pré-Olímpico feminino, neste domingo, não teve o equilíbrio esperado. Jogando em casa, as atuais campeãs olímpicas demonstraram muita superioridade, venceram por 3 a 0 e garantiram presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no próximo ano.
A partida disputada em Ningbo terminou com parciais de 25-18, 25-22 e 25-18.
A ponta Ting Zhu foi a maior pontuadora da China e do duelo: 17 acertos (13 no ataque em 22 tentativas, três no bloqueio e um no saque). A oposta Karakurt, com 13 (11 deles no ataque), liderou a equipe europeia.
Nos fundamentos, destaca-se a pontuação do bloqueio chinês: nove pontos, o triplo das turcas.
A Turquia sentiu muita falta de um bom passe para poder utilizar mais as jogadoras de meio de rede. A experiente Eda Erden, tão acostumada aos dois dígitos de pontuação, marcou um mísero pontinho após ter recebido apenas seis bolas para atacar. Gunes, a outra meio de rede, anotou apenas quatro, atacando cinco vezes no jogo.
Do lado chinês, Zhu teve uma excelente coadjuvante nesta partida decisiva: a ponteira Changning Zhang anotou 14 pontos, com ótimo aproveitamento no ataque: 11 de 18.
Com a vaga garantida em Tóquio, as chinesas se juntaram ao Brasil, garantido após a difícil vitória sobre a República Dominicana, em Uberlândia, e ao Japão, dono da casa. Já o time comandado por Giovanni Guidetti espera os demais resultados do dia para saber quais serão as outras seleções europeias que não irão se classificar e jogarão o complicadíssimo Pré-Olímpico Europeu, em janeiro de 2020.
LEIA MAIS:
+ Seleção feminina carimba passaporte olímpico no sufoco
+ Entrevista com Fabi, bicampeã olímpica, hoje comentarista do Grupo Globo
+ Tabela da Seleção Feminina no Pan