O Brasil entra em quadra, às 10h30, deste domingo, para enfrentar a Tailândia, conhecer seu adversário nas quartas de final e todo caminho até a decisão da Liga das Nações feminina (VNL). Com os resultados iniciais da última rodada, a China é a rival como maior probabilidade de ser a rival do Brasil nas quartas.
Para isso, basta um triunfo brasileiro por qualquer placar sobre as tailandesas. Vitória por 3-0 ou 3-1 deixará o Brasil os mesmos 24 pontos das chinesas na classificação da VNL. O desempate entre elas será no set average, mas isso é irrelevante, já que terminar em quarto ou quinto não muda nada. O confronto de quartas de final reunirá quarto contra o quinto.
Neste cenário, o vencedor de Brasil e China enfrentará na semi quem ganhar de Polônia, a surpreendente líder da fase inicial, e Alemanha. Não é um caminho ruim, diga-se de passagem.
Agora uma derrota do Brasil para a Tailândia por 3-0 ou 3-1 muda completamente o cenário. A seleção ficaria em sétimo, duelando com os Estados Unidos nas quartas. Se perder por 3 a 2, o Brasil faz um ponto, ultrapassa o Japão, fica em sexto e passa a ter a Turquia como rival nas quartas de final.
Curiosamente, China, Estados Unidos e Turquia, os possíveis rivais do Brasil na próxima fase, saíram vitoriosos dos confrontos diretos na fase de classificação em 2023.