A abertura dos playoffs de quartas de final do Campeonato Italiano feminino na temporada 2022/2023 terá um lugar reservado na história do Novara. Nesta quarta-feira (19/4), fora de casa, apenas um dia depois do funeral de Julia Ituma, o time demonstrou ainda estar fragilizado emocionalmente, mas conseguiu uma virada sobre o Chieri.
Após sair perdendo por 2 a 0, o Novara virou e venceu no tie-break, parciais de 17-25, 19-25, 25-22, 25-18 e 15-8, pelo jogo 1 da série em melhor de três.
A partida começou com choro de várias jogadoras do Novara nas homenagens para Julia Ituma, encontrada morta na última quinta-feira, em Istambul, após a derrota para o Eczacibasi pelas semifinais da Champions League. E o jogo terminou novamente com emoção, após a virada, com a dedicatória do resultado para a jovem oposta e novamente lágrimas de atletas e integrantes da comissão técnica.
A central Anna Danesi foi a maior pontuadora do Novara no jogo, com 19 acertos: dez no ataque, com 63% de aproveitamento, sete bloqueios (todos os feitos pelo time no jogo) e dois aces. Na sequência veio a oposta Ebrar Karakurt, com 17, mas irregular no ataque: seis erros e 39% de acerto. A destacar ainda a ponteira Mckenzie Adams e a central Sara Bonifacio, que saíram do banco de reservas e contribuíram bastante para a construção da virada.
Pelo lado do Chieri, a belga Kaja Grobelna foi a maior pontuadora do jogo com 22 pontos. No fim de semana, em casa, o Novara terá a chance se avançar para a semifinal com nova vitória.