Pelo menos cinco dos jogadores que representaram a Seleção Cubana na qualificação olímpica da Norceca, em janeiro deste ano, jogarão na Europa na próxima temporada. E o jovem ponteiro Marlon Yant Herrera, de 19 anos é um deles. Ele deixou o Chaumont Volley, da França, para se juntar ao atual campeão mundial de clubes, o Civitanova, na Itália.
No clube italiano, Yant Herrera dividirá a quadra com três compatriotas: o central Robertlandy Simon e os ponteiros Osmany Juantorena e Yoandy Leal.
– Estou realmente empolgado por jogar com caras como Simon, Juantorena e Leal, eles são meus ídolos e referências – disse ele em entrevista ao site do clube italiano.
– Jogar pelo Lube é uma ótima oportunidade e quero aproveitar ao máximo e mostrar que estou pronto a qualquer momento que precisar – completou.
No entanto, não haverá escassez de cubanos na lista de Chaumont na temporada 2020-2021, já que o clube francês compensou a partida de Yant contratando três novos jogadores do país do Caribe.
Dois deles são do Club Bolivar da Argentina: Jesus Herrera, de 25 anos, e Osniel Melgarejo, de 22. Herrera foi o melhor sacador, terceiro melhor pontuador e quarto melhor atacante da Liga Argentina 2019/2020, enquanto Melgarejo ficou em terceiro no ranking de ataque.
O central Roamy Alonso será o terceiro membro cubano da lista de Chaumont na próxima temporada. O jogador de 22 anos ingressou no clube francês depois de jogar pelo Ravenna, da Itália, em 2019-2020.
Outro atleta da seleção cubana que se juntará à liga francesa em 2020-2021 é o ponteiro Julio Cesar Cardenas, de 22 anos, que assinou contrato com o Tourcoing, depois de jogar no Obras San Juan, da Argentin,a na última temporada.