O sucesso na revelação de atletas no projeto Club Itália terá um desdobramento neste ano. A Federação Italiana de Vôlei (Fipav) anunciou, nesta quinta-feira (24/11), a criação de um novo time feminino de jovens, mas agora regionalizado: o Club Itália do Sul.
A experiência visa a qualificação específica de atletas de uma região sem tantos clubes. De acordo com a entidade, o projeto-piloto poderá ser expandido para outras localidades do país no futuro, dependendo dos resultados do teste.
Serão organizados vários períodos de atividade colegial com a duração de seis dias, organizados nas várias regiões, que envolverão um grupo de 20-24 atletas nascidos entre 2006 e 2009. Também está prevista um camp de 8 a 10 dias, além da participação em jogos internacionais. O primeiro grupo de treinamentos começará no próximo dia 28 de novembro, com 20 atletas já convocadas.
O projeto original Club Itália foi criado em 1998 por Julio Velasco. Ele se baseia em reunir jovens talentos do país, sob a batuta da Federação, participando de campeonatos profissionais, como a segunda divisão do Campeonato Italiano. Grandes nomes da atual seleção da Azzurra passaram por lá, como Paola Egonu, Anna Danesi, Marina Lubian, Alessia Orro, Ofelia Malinov, entre outras.