Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), clubes participantes da Superliga 2021/2022 e Comissão de Atletas estiveram juntos, nos últimos dias, para discussões sobre estratégia e novas diretrizes para a principal competição do país. As novidades apresentadas pela entidade foram:
* Maior investimento em marketing e comunicação dos produtos da CBV, com a Superliga tratada como dois produtos diferentes: Superliga Feminina e Superliga Masculina
* Estratégia de comunicação mais focada no rejuvenescimento da base de fãs através de mídias digitais e conteúdo direcionado
* Maior comunicação entre o ecossistema: clubes, atletas, federações, patrocinadores e, principalmente, os fãs
* Flexibilização para clubes da Superliga poderem expor marcas dos seus patrocinadores de segmento financeiro nas propriedades de quadra, além de fazer ativações com o público nos seus ginásios
* Novo mapa de quadra com mais propriedades de mídia e reorganização da divisão com os clubes.
Alguns pontos são antigos pedidos dos clubes, como os patrocinadores do setor financeiro, algo até então vetado pelo contrato com o Banco do Brasil, e maiores possibilidades de exploração das marcas nos jogos.
– A impressão da reunião foi a melhor possível. É a primeira reunião nossa com a nova gestão, com o Marcelo, e a gente sai daqui altamente otimista com tudo que foi falado, com as ideias, com o que foi proposto. Tinha vários temas que eram pleito dos clubes já de longa data e que a gente já percebeu uma abertura. A própria pré-reunião, a visita do Marcelo aos clubes, a gente encarou de uma maneira extremamente positiva, querendo ouvir bastante. A impressão é a melhor possível e fico bastante animado também para a temporada nova – afirmou Luís Carlos Sales, supervisor do Sada Cruzeiro, citando Marcelo Hargreaves, novo diretor da Superliga e de Novos Negócios da CBV.
O supervisor do Osasco São Cristóvão Saúde, Antônio Berardino, também se mostrou satisfeito com o exposto na reunião desta terça-feira.
– Foi uma ótima demonstração de novos caminhos que começam a ser trilhados na Superliga. A mudança da mentalidade em relação a alguns segmentos, outrora bloqueados, mostra preocupação da entidade com os clubes que disputam a Superliga. Estamos felizes com os novos caminhos e vamos caminhar juntos nesta empreitada – disse Berardino.
Gustavo Endres, atualmente integrante da Comissão de Atletas, fez um balanço positivo do encontro.
– Foi uma reunião fantástica. Desde quando eu era gestor ainda, participei de várias reuniões, e essa acho que foi a melhor. Era realmente o que a gente precisava ouvir. Acho que todas as equipes da Superliga queriam isso, uma gestão diferente, uma relação melhor entre as equipes. Um database para saber quem são os fãs do voleibol, identificar isso e, juntos, criar processos e produtos para esse pessoal, e atingir um público mais jovem. É um país que a gente sabe que o futebol é o primeiro esporte, mas o voleibol tem o seu lugar, e com esse tipo de gestão, a gente com certeza vai melhorar a cada ano e conseguir ter um esporte muito mais profissional.