Com uma nota oficial, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) confirmou a manutenção da suspensão do oposto Wallace, do Sada Cruzeiro, por mais um mês, prazo que o processo disciplinar instaurado pelo Conselho de Ética deve ser finalizado.
“O Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil comunica a abertura de processo ético disciplinar contra o atleta Wallace Leandro de Souza e a manutenção – por mais 30 (trinta) dias até julgamento final – da suspensão estabelecida pelo Conselho, conforme disposto no artigo 13, §1º do Regimento Interno do Conselho de Ética do COB”.
O Conselho de Ética, criado em 2018, é o órgão encarregado de definir os parâmetros éticos esperados pelo COB e seus agentes, com base nos valores e princípios da Carta Olímpica e do Código de Ética do COI, da administração pública e da gestão democrática. Além disso, espera-se que o Conselho de Ética investigue e julgue denúncias levantadas em relação ao não cumprimento de tais princípios. Se necessário, seus integrantes podem sancionar ou propor sanções aos órgãos competentes.
A presidente do Conselho é Joanna Maranhão. Ela assumiu o cargo no dia 13 de fevereiro. Finalista olímpica nos Jogos de Atenas 2004, a ex-nadadora foi um dos cinco novos membros eleitos pela Assembleia Geral do COB, realizada em 2022, e seguirá no mandato até janeiro de 2024.
No site oficial, a CBV oficializou a ausência das competições como Superliga e Copa Brasil:
“A Unidade de Competições de Quadra, em cumprimento a nova decisão proferida pelo CONSELHO DE ÉTICA DO COMITÊ OLIMPICO DO BRASIL na data de hoje (3/3/2023), referente ao processo nº 001/2023, traz ao conhecimento que a suspensão cautelar aplicada ao atleta Wallace Souza deve ser cumprida em todas as competições de clubes organizadas pela CBV, bem como em competições de seleções. Portanto, o atleta Wallace Souza segue suspenso e não está elegível para disputa da fase final da Copa Brasil ou de partidas da Superliga 1XBET 2022/2023”.