Os Jogos Olímpicos de Tóquio já têm nova data para início em 2021. Após reunião do Comitê Olímpico Internacional (COI), ficou definido que a competição começará em 23 de julho, terminando em 8 de agosto.
É exatamente o mesmo período previsto para que a Olimpíada acontecesse em 2020, adiada por conta da pandemia de coronavírus no planeta.
A oficialização das datas permitirá uma avanço no planejamento das modalidades. Na semana passada, em entrevistas ao Web Vôlei, Renan Dal Zotto e José Roberto Guimarães, treinadores das Seleções Brasileiras masculina e feminina, respectivamente, disseram usar “planos A, B e C” para a preparação olímpica. Eles ficam no aguardo agora das definições da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) sobre a Liga das Nações.
É possível a realização de duas edições da VNL antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio: uma no segundo semestre deste ano e outra a partir de maio de 2021.
No vôlei, os 12 representantes de cada naipe estão definidos. Já no vôlei de praia, a corrida olímpica por vagas está aberta em muitos países e seria encerrada com etapas do Circuito Mundial nos próximos dois meses. O Brasil, por ter optado por um modelo diferente de classificação, já tem as quatro duplas olímpicas definidas.