O Sesc RJ fez valer o fator casa e, empurrado pela torcida, derrotou o Fiat/Minas por 3 sets a 1 – parciais de 26/24, 20/25, 28/26 e 25/22 -, em 1h56min de partida, na tarde deste sábado, no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ) e abriu 1 a 0 na série melhor de três das quartas de final da Superliga Cimed Masculina 2018/2019.
O segundo confronto será na próxima quarta-feira, às 21h30, na Arena do MTC, em Belo Horizonte (MG) e o terceiro, se necessário, novamente no Rio, sexta-feira, às 21h30. O SporTV transmite os jogos. Foi o quarto encontro entre os dois times na temporada e o duelo está empatado em 2 a 2. Os cariocas venceram no turno da Superliga, no Rio, por 3 a 1, os minastenistas devolveram o placar no returno, em BH e os mineiros venceram nas quartas de final da Copa Brasil, por 3 a 2, na Arena Jeunesse.
O Minas jogou desfalcado do líbero Maique, que se recupera de uma Dengue. O time de BH chegou a ter o set point do terceiro set e comandou boa parte do quarto, mas pecou nos momentos decisivos. O oposto Wallace, em mais uma grande atuação, foi o maior pontuador do confronto, com 25 pontos, e ficou como Troféu VivaVôlei. Os centrais Maurício Souza e Tiago Barth marcaram 13 e 12 pontos, respectivamente.
O oposto, bicampeão olímpico, ultrapassou a marca dos 400 pontos na Superliga 2018/2019, se isolando cada vez mais como maior pontuador da temporada. Pelo Minas, quem mais pontuou foi o ponteiro Honorato, com 17 pontos, seguido pelo oposto Felipe Roque, com 16.
Wallace comentou o fato de ser o maior pontuador da temporada:
– É normal, pela minha posição, que recebe mais bolas. Se for ver a estatística a maior é oposto ou ponteiro – disse o jogador, que analisou a partida:
– Da nossa parte, a gente errou muito saque nos momentos que não precisávamos forçar tanto. Eles erraram muito saque, com certeza eles erraram mais do que a gente. Se a gente melhor essa questão, a coisa vai ficar melhor para o nosso lado – completou o campeão olímpico.
Foi um jogo de muitos erros: 30 do Sesc RJ e 32 do Minas.
O líbero Rogerinho, do time mineiro, lamentou os erros de saque e projeta uma partida melhor em Belo Horizonte.
– No primeiro set erramos 8 saques. Num jogo equilibrado não podemos errar tanto. Em casa é sempre bom, vai ser um jogo importante, vamos com tudo. Vamos analisar o que erramos neste jogo para consertar antes do segundo confronto – analisou o jogador minastenista.
O jogo
Sem Maique, o Minas jogou com o líbero Rogerinho, que normalmente entra apenas para passar, mas dessa vez assumiu a função também de defender. O primeiro set começou bem equilibrado, com as duas equipes trocando pontos até o sétimo ponto, quando o Sesc RJ abriu dois pontos de vantagem em dois bloqueios na ponta. O Minas reequilibrou a partida e empatou em 10 a 10. Mas, os minastenistas abusaram dos erros de saque e tiveram dificuldade em passar o bom saque carioca. Na reta final do saque, o Sesc RJ abriu três pontos de frente, em 21 a 18. Os donos da casa mantiveram a vantagem e chegaram ao match point com 24 a 23, mas o Minas salvou, com Davy na saída. O Sesc fechou o set em 26 a 24, em 27 minutos, abrindo 1 a 0 no jogo.
Os mineiros não marcaram nenhum ponto de bloqueio e cederam 10 pontos em erros, contra apenas três dos rivais.
O Minas começou melhor o segundo set, errando menos saque e abriu logo 5 a 2 no placar. O time do Rio encostou em 5 a 4, mas os mineiros seguiram no ritmo forte com um ataque consciente e melhor no passe. O bloqueio passou a funcionar, amortecendo as bolas e, dessa forma, a equipe foi abrindo boa vantagem no placar. Flávio atacou pelo meio fazendo 19 a 11, obrigando Giovane a pedir tempo. Em três bons saques de Japa, o Sesc diminuiu a vantagem para 14 a 19, e foi a vez de Nery Tambeiro parar o jogo para dar uma bronca nos seus comandados.
O Minas conseguiu virar com Flávio, mas o Sesc continuou buscando o placar, com PV, Evandro e Maurício Borges em quadra. Tiago Barth acertou dois bons saques e a diferença caiu para 17 a 21. Honorato virou para os mineiros, fazendo a equipe visitante respirar: 22 a 17. Mantendo a boa frente, o Minas fechou o jogo em 25 a 50, empatando tudo no Tijuca Tênis Clube.
Sesc começou dominando o terceiro set, fazendo 6 a 3 e obrigando Nery Tambeiro a queimar seu primeiro tempo técnico. Giovane Gávio começou a parcial com o campeão olímpico Maurício Borges no luar de Djalma. Aos poucos, com um bom saque e bem no bloqueio, os mineiros foram buscando o marcador e passaram à frente em 18 a 17. O Minas abriu dois pontos de vantagem em 23 a 21 e teve o set point em um erro de saque de Maurício Borges, mas Wallace salvou um match point com uma bola cravada antes da linha dos três. Num bloqueio de Tiago Barth em cima de Felipe Roque, o Sesc empatou a partida: 24 a 24. A virada carioca veio em mais um bloqueio, dessa vez de Wallace em cima de Honorato. O Minas empatou com Flávio, pelo meio. O Minas salvou mais um match point, com Honorato, mas Wallace fechou o set em 28 a 26, em 33 minutos, voltando a ficar à frente no jogo: 2 a 1. O Minas errou mais do que o Sesc na terceira parcial: 8 a 4.
Os mineiros sentiram a derrota no terceiro set e voltaram para o quarto sem conseguir passar o bom saque carioca, que abriu 4 a 1. Nery Tambeiro pediu tempo e pediu calma na recepção. O Minas reequilibrou o passe e diminuiu a vantagem para 4 a 5. Wallace seguia fazendo estrago no ataque, mas o Sesc errava muito saque e o Minas chegou a virar o placar em 10 a 9. Wallace, sempre ele, empatou: 10 a 10.
O Minas abriu 14 a 13, mas errou três saques seguidos irritando Nery Tambeiro. O Sesc RJ não perdoou os erros rivais e virou em 17 a 16. Em dois erros seguidos de ataque, o time mineiro deixou o carioca escapar no placar, abrindo 19 a 16. Com Wallace inspirado, o Sesc seguiu comandando o placar e chegou a 23/20. Em um erro de saque de Flávio, o time do Rio fechou o set em 25 a 22 e venceu o jogo por 3 a 1.
Sesc RJ: Thiaguinho, Wallace, Tiago Barth, Maurício Souza, Japa, Djalma e Thiago Brendle (líbero). Entraram: Felipe Rammé, Maurício Borges, Everaldo, Paulo Vitor e Alexandre
Técnico: Giovane Gávio
Fiat/Minas: Marlon, Felipe Roque, Matheus, Flávio, Honorato, Bob e Rogerinho (líbero). Entraram: Davy, Carísio, Piá, Pingo
Técnico: Nery Tambeiro
SUPERLIGA CIMED MASCULINA 18/19
Quartas de final
PRIMEIRA RODADA
23.03 (SÁBADO) – EMS Taubaté Funvic (SP) x Vôlei Renata (SP), às 11h30, no ginásio do Abaeté, em Taubaté (SP) (25/14, 25/17, 25/27, 21/25, 15/12)
23.03 (SÁBADO) – Sesc RJ x Fiat/Minas (MG), às 14h30, no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ) (26/25, 20/25, 28/26 e 25/22)
23.03 (SÁBADO) – Sesi-SP x Vôlei UM Itapetininga (SP), às 21h30, no Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo (SP)
24.03 (DOMINGO) – Sada Cruzeiro (MG) x Copel Telecom Maringá Vôlei (PR), às 19h, no ginásio do Riacho, em Contagem (MG)
SEGUNDA RODADA
27.03 (QUARTA-FEIRA) – Vôlei Renata (SP) x EMS Taubaté Funvic (SP), às 19h, no Taquaral, em Campinas (SP)
27.03 (QUARTA-FEIRA) – Fiat/Minas (MG) x Sesc RJ, às 21h30, na Arena Minas, em Belo Horizonte (MG)
28.03 (QUINTA-FEIRA) – Vôlei UM Itapetininga (SP) x Sesi-SP, às 19h, no ginásio Ayrton Senna, em Itapetininga (SP)
28.03 (QUINTA-FEIRA) – Copel Telecom Maringá Vôlei (PR) x Sada Cruzeiro (MG), às 21h30, no Chico Neto, em Maringá (PR)
TERCEIRA RODADA
29.03 (SEXTA-FEIRA) – EMS Taubaté Funvic (SP) x Vôlei Renata (SP), às 19h, no Abaeté, em Taubaté (SP)
29.03 (SEXTA-FEIRA) – Sesc RJ x Fiat/Minas (MG), às 21h30, no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ)
30.03 (SÁBADO) – Sesi-SP x Vôlei UM Itapetininga (SP), às 19h, no Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo (SP)
30.03 (SÁBADO) – Sada Cruzeiro (MG) x Copel Telecom Maringá Vôlei (PR), às 21h30, no ginásio do Riacho, em Contagem (MG)
LEIA TAMBÉM
+ EMS/Taubaté vence o Vôlei Renata e abre 1 a 0 nas quartas de final
+ Sesc RJ passeia sobre o Sesi/Bauru e adia decisão para terça-feira
+ Com uma virada espetacular, Osasco bate o Barueri e força o terceiro jogo
+ Itália domina semifinais da Champions, com quatro dos oito times classificados
+ Itambé/Minas vence o Curitiba e se classifica para as semifinais
+ Bruninha cai no choro depois do jogo e é consolada por Lavarini
+ Dentil/Praia Clube derrota o Flu, faz 2 a 0 na série e está na semifinal
+ Vídeo Challenge confirmado nas quartas de fina da Superliga Masculina
+ Com direito a 25/8, Vakifbank elimina time de Goncharova na Champions
+ Thaisa comemora vitória e o milésimo ponto de bloqueio na Superliga
+ Clubes se reúnem e querem que Libertadores classifique o campeão ao Mundial
+ Veja a tabela das quartas de final da Superliga Feminina
+ Fawcett na mira de clube italiano
+ Clubes femininos optam por manutenção do ranking para 2020
+ Sander, destaque do Sada/Cruzeiro, recebe propostas do exterior
+ Egonu desequilibra na Champions, Novara vence e anuncia técnico