Nesta quarta-feira (30/3) foram conhecidas as equipes finalistas da Copa da França masculina 21/22, em dia especial para Abouba. Sem surpresas, Tours e Chaumont confirmaram o favoritismo e farão a final no próximo sábado, dia 2 de abril.
No jogo da volta às quadras do brasileiro Abouba, após cirurgia no tendão de Aquiles, o Tours não encontrou dificuldades para bater o Arago de Sete. A semifinal foi decidida em três sets: 25-19, 25-18 e 25-14. Pelo time de Marcelo Fronckowiak, Pierre Derouillon marcou 12 pontos, seguido de perto pelo central brasileiro Leandro Aracaju com 11 acertos: cinco ataques (83% de aproveitamento), um de bloqueio e mais cinco aces. O oposto Abouba entrou no terceiro set, com o placar 23-13. E ele foi responsável pelos dois últimos pontos, com 100% de aproveitamento, convertendo em ponto as duas bolas que recebeu. Pela simbologia da recuperação, ele ficou com o prêmio de MVP. O oposto Geraldo Goiano, naturalizado catari, não atuou. Pela equipe derrotada, o ponteiro alemão Moritz Karlitzek foi o maior pontuador com 13 acertos.
Na outra semifinal, o Chaumont derrotou o Plessis Robinson também por 3-0, com triplo 25-21. O maior pontuador do confronto foi o oposto cubano Jaime Herrera, com 14 acertos. O brasileiro Hugo de Leon, ponteiro do Plessis, foi o maior pontuador da equipe com 12.
Na atual temporada, Tours e Chaumont se encontraram em dois jogos, ambos pela Liga Francesa, com o Tours vencendo ambos. As duas equipes também reprisarão a final da Copa da França 18/19. Na oportunidade o Tours se sagrou campeão. Na história, o o Tours buscará seu 11° título da Copa, enquanto o Chaumont luta pelo título inédito.
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei