Ana Moser ganhou apoio da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (COB), nesta terça-feira (5/9), para permanência como ministra do Esporte.
Por intermédio de uma nota oficial, o grupo voltou a reclamar sobre a possibilidade da troca de comando no ministério. Nesta semana, diversos veículos de imprensa divulgaram informações sobre uma negociações do governo federal com partidos, principalmente do centrão, interessados em formar a base de apoio, com a contrapartida de cargos. Para o lugar de Ana Moser, o nome do momento é do deputado André Fufuca, do PP.
– O esporte não é moeda de troca. Nos sentimos envergonhados e desprestigiados, vendo que o esporte no Brasil continua sendo encarado como algo menor. A ministra Ana Moser tem o nosso apoio e o da comunidade esportiva para continuar avançando rumo às mudanças necessárias na estrutura da política pública de esporte do país, visando a democratização de seu acesso a todas as brasileiras e brasileiros.
A nota é assinada pela Comissão de Atletas do COB, além da ONG Atletas pelo Brasil e o Movimento Esporte pela Democracia. Ela reforça que Ana Moser tem trabalhado por uma política pública do esporte, um pedido feito por Lula durante a campanha eleitoral.
– É imperioso notar que, não fosse ela, não seria este o rumo da política de esporte. Lamentamos que, menos de um ano depois, em nome de uma pretensa governabilidade, o governo do presidente Lula possa vir a romper com seu discurso e promessas.
Em julho, entidades ligadas ao esporte chegaram a lançar um abaixo-assinado para a manutenção de Ana Moser.