X

Comissão de Atletas do COB contesta Conselho de Ética

Veja a íntegra do comunicado da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil sobre o caso do oposto Wallace
Autor:

Compartilhe:

Em uma postagem nas redes sociais, nesta sexta-feira (14/4), a Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil contestou a decisão do Conselho de Ética da mesma entidade. Segundo o grupo, a decisão sobre a punição de Wallace “poderá abrir precedentes extremamente prejudiciais ao movimento olímpico”.

O Conselho de Ética aplicou uma suspensão ao oposto do Sada Cruzeiro até o início de maio, o afastando da temporada de clubes, além de proibição de defender a Seleção até fevereiro de 2024.

Veja a nota da Comissão de Atletas:

“A Comissão de Atletas do COB (CACOB) acredita que os atletas, sobretudo olímpicos, têm importância acentuada no papel social do esporte e na construção de um país e sociedade mais justos.

Declaramos que não compactuamos com quaisquer comportamentos praticados por atletas que sejam discriminatórios em geral, que possam ferir boas condutas éticas e morais, que possam gerar violência ou desrespeitar os valores olímpicos, seja dentro ou fora do ambiente esportivo.

No entanto entendemos que cada órgão julgador possui jurisdições específicas que precisam ser respeitadas conforme suas próprias leis e regimentos. No dia 13 de março deste ano, enviamos ofício ao Conselho de Ética do COB manifestando nossa opinião que não cabe ao referido Conselho julgar casos que aconteçam fora do âmbito da atividade esportiva, conforme consta no próprio Código de Conduta Ética do COB, mais especificamente no Artigo 3º, tanto no caput quanto no parágrafo único, onde consta que o Código “rege atos e relações jurídicas constituídas no âmbito da atividade esportiva”.

O desrespeito à jurisdição e ao próprio Código de Conduta Ética do COB poderá abrir precedentes extremamente prejudiciais ao movimento olímpico”, escreveu a Comissão de Atletas.

Nesta semana, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva do vôlei concedeu liminar para Wallace voltar a defender o Sada Cruzeiro. A CBV, com duas decisões conflitantes em mãos, ainda não decidiu qual caminho seguir e optou por adiar o início das semifinais entre Sada Cruzeiro e Farma Conde/São José.

Tags: Wallace

Últimas notícias