Neste sábado, as duas principais postulantes ao almejado “scudetto” entraram em quadra pelas quartas de finais do Campeonato Italiano feminino. Conegliano e Novara foram, respectivamente, as melhores campanhas da fase classificatória e abriram os playoffs em vantagem.
O Conegliano recebeu o indigesto Firenze, oitavo colocado. E as visitantes começaram aprontando e deram um susto nas atuais campeãs ao vencerem o primeiro set (25-22). Mas com Egonu e Plummer afiadas no ataque, o Conegliano virou e garantiu o triunfo por 3-1: 22-25, 25-21, 25-21 e 25-11.
A MVP do confronto foi a oposta Paola Egonu, com 27 pontos: 19 ataques (50% de aproveitamento), quatro aces e quatro bloqueios. A ponteira americana Plummer também se destacou com 16 acertos (58% de aproveitamento no ataque). Pelo lado do Firenze, a oposto Nwakalor marcou 19 pontos.
Já o Novara foi hegemônico contra o Cuneo, sétimo na fase inicial, e venceu de forma tranquila por 3-0: 25-19, 25-17 e 25-16. A turca Karakurt foi a maior pontuadora do jogo com 16 acertos, enquanto a ponteira holandesa Nika Daalderop anotou 12 e foi eleita a MVP do confronto. Pelo lado derrotado, a ponteira Alice Degradi foi quem mais pontuou, oito vezes.
Os próximos jogos ocorrem na próxima semana, com mando invertido. O Conegliano visita o Firenze, precisando de vitória por qualquer placar para se classificar à semifinal. Mesmo caso do Novara, que vai jogar fora de casa contra o Cuneo e uma vitória por qualquer placar garante a classificação.
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei