O Conegliano derrotou o Monza na tarde desta terça-feira, por 3 sets a 1, de virada – parciais de 22/25, 25/20, 25/19 e 25/14 -, e é o primeiro finalista do Campeonato Italiano Feminino 2018/2019. O time, que também está na final da Champions League, marcada para o dia 18 de maio, em Berlim, na Alemanha, contra o compatriota Novara, encerrou a série melhor de cinco das semifinais em 3 a 0.
O Cone aguarda agora a definição do seu adversário na decisão, que sairá do confronto entre Scandicci e Novara. O Novara, da oposto Egonu, vence a série por 2 a 1 e pode garantir a vaga na final nesta quinta-feira, no quarto jogo do playoff, a partir das 13h30 (de Brasília). O Scandicci, da central brasileira Adenízia e da ponteira russa Kosheleva, precisa vencer para forçar o quinto e decisivo jogo sábado, às 15h30 (de Brasília).
MVP da partida, a central holandesa Robin De Kruifj foi a maior pontuadora contra o Monza, com 20 pontos – 6 de bloqueio -, seguida pela oposta croata Samanta Fabris, com 19, e da ponteira norte-americana Kimberly Hill, com 15. Pelo Monza, o destaque foi a oposto italiana Serena Ortolani, com 16 pontos. A ponteira holandesa Anne Buijs marcou 13.
A oposta croata Samanta Fabris marcou 19 pontos (Divulgação)
Monica De Gennaro, líbero do Conegliano, comemorou a vaga em mais uma final e ressaltou o cansaço do time na temporada.
“Não é fácil recuperar a energia física e mental jogando a cada dois dias, e hoje vimos um pouco desse cansaço. Monza é um bom time e mostrou isso. Estamos bem conscientes das dificuldades destes playoffs: mesmo que nos jogos anteriores possa ter parecido fácil, na realidade sempre precisávamos de concentração e agressividade”, disse a líbero da Seleção Italiana.