Sem perder desde o fim de 2019, o Conegliano segue imbatível. Na abertura da temporada 2021/2022, vitória e título da Supercopa da Itália ao superar o Novara, de virada, por 3 sets a 1, parciais de 23-25, 29-27, 25-15 e 26-24, na cidade de Modena.
Agora são 65 partidas oficiais de invencibilidade para o time dirigido por Daniele Santarelli, campeão de tudo na última temporada na Itália e na Europa.
Mais uma vez impressiona como o Conegliano consegue sair de situações complicadas em jogos decisivos. Neste sábado não foi diferente. Com um saque muito eficiente no primeiro set, o Novara saiu na frente. Lavarini manteve Karakurt como titular na saída de rede, já que Rosamaria se apresentou depois das demais companheiras. A turca anotou seis pontos, sendo três deles em aces. A brasileira, porém, entrou no 24 a 22 e fechou a parcial com um ataque na paralela.
O jogo seguiu parelho no segundo set, mas com o Novara sustentando a virada de bola, apesar da sempre decisiva Egonu estar do outro lado da quadra. A americana Plummer, uma das novidades do Conegliano para a temporada, compensava a instabilidade no passe com bom aproveitamento no ataque, algo semelhante ao feita pela holandesa Daalderop pela equipe de Lavarini.
O Novara chegou a ter 24 a 23 e a bola para fechar a parcial e abrir 2 a 0. Mas, desta vez, Rosamaria foi bloqueada. O Conegliano, então, renasceu para empatar a final. Depois da igualdade, o jogo mudou por completo, passando a ter um protagonista. Lavarini mexeu no time, trocando Karakurt por Rosamaria e dando uma chance para Bonifacio no meio de rede. O panorama não mudou, até o placar chegar a 25-15.
No quarto set, o Novara voltou a incomodar bastante a linha de passe do Conegliano. Abriu vantagem e teve chance de fazer 13 a 8. Mas um erro basta para mudar um jogo deste nível. A líbero Fersino exagerou na força em um passe de contra-ataque, obrigando Hancock a cometer dois toques na tentativa de salvar o lance. Conegliano então fez uma sequência de pontos e rapidamente o placar já apontava 13 a 13. A virada aconteceu no 18-17, apoiada em bom momento de Courtney no ataque. O Novara ainda salvou dois match points para empatar em 24 a 24, mas nada que tirasse o adversário dos trilhos. Após uma defesa de Egonu, Courtney virou a bola decisiva, para o quarto título seguido de Supercopa.
Egonu foi a maior pontuadora da partida com 24 acertos. Karakurt e Daalderop fizeram 17 cada para o Novara, que contou ainda com quatro pontos de Rosamaria.
CONEGLIANO: Wolosz (3), Egonu (24), Courtney (14), Plummer (17), Folie (9), De Kruijf (7) e De Gennaro (líbero). Entraram: Frosini, Caravelo, Gennari. Técnico: Danielle Santarelli.
NOVARA: Hancock (5), Karakurt (17), Caterina Bosetti (7), Daalderop (17), Chirichella (6), Washington (8) e Fersino (líbero). Entraram: Rosamaria (4), Bonifacio, Battistoni, D´Odorico. Técnico: Stefano Lavarini.