A vitória dos Estados Unidos sobre a Turquia por 3 sets a 1 (25-17, 26-28, 32-30 e 25-20, nesta terça-feira (3/10), pelo Pré-Olímpico masculino, foi marcada por vários confusões, muita tensão, bate-bocas entre atletas e cartões distribuídos pela arbitragem, em Tóquio, no Japão.
Durante um intervalo entre o terceiro e o quarto sets, o central americano David Smith encontrou uma mala da delegação turca do lado americano da quadra. Nitidamente impaciente, ele pegou o equipamento e jogou para o outro lado. O fato irritou atletas da Turquia, que tentaram partir para cima do rival. Foi necessária a intervenção da arbitragem para evitar até um confronto físico. Um dos turcos mais irritados era Berdirhan Bulbul, como mostra o vídeo publicado pela Volleyball World.
As provocações também marcaram a partida. A Turquia chegou a reagir de forma improvável no terceiro set, após estar perdendo por 24 a 19, com cinco pontos seguidos para empatar em 24. Em um fim de parcial eletrizante, perdeu por 32-30, com os europeus tendo desperdiçado set point.
O levantador Micah Christenson, ironicamente, bateu palmas olhando para o banco de reservas da Turquia. Quem não gostou foi Arslan Eksi, 38 anos, e levantador turco. Os dois acabaram levando cartão na sequência.
Confusões à parte, o ponteiro Aaron Russell foi o maior pontuador do duelo, com 25 acertos: 20 no ataque, dois no bloqueio e três no saque. O oposto Adis Lagumdzija liderou a Turquia, com 20.
Ao fim da terceira rodada, os Estados Unidos lideram o grupo com três vitórias e nove pontos, empatado com a Eslovênia, que venceu hoje a Finlândia por 3 a 1. A diferença entre os dois times acontece apenas nos pontos average (1,29 x 1,15). Os dois primeiros colocados garantirão vaga em Paris-2024.