Aos 85 anos, Ruth Mosimann Hoffmann foi anunciada como “reforço” do Abel/Moda Brusque para a temporada da Superliga B feminina 2022, e entrará em quadra nesta sexta-feira (4/2) no clássico regional contra o Bluvôlei/Furb. O duelo será na Arena Brusque, às 19h30, em Brusque (SC). A contratação é uma forma de homenagear um dos nomes mais importantes para a modalidade em Santa Catarina. Dona Ruth, como é carinhosamente conhecida, é uma das pioneiras do vôlei na região e dará o saque inicial da partida, válida pela terceira rodada.
Nascida em 1936, Dona Ruth Hoffmann iniciou na modalidade em 1948 ainda na escola. Entre 1951 e 1971 ela foi campeã catarinense 15 vezes, e tem sete títulos dos Jogos Abertos de Santa Catarina. A atuação da atleta ao longo de décadas no vôlei da região será celebrada com a presença de Dona Ruth no duelo desta sexta-feira. Ela inclusive já tem a situação regularizada na CBV, e tenta o recorde mundial como atleta profissional mais velha a entrar em ação.
– Eu fiquei muito orgulhosa e agradecida pela lembrança. O nosso time é muito competitivo, tem muita coisa por vir, e o Maurício Thomas é um grande treinador. Eu não me sinto ansiosa, pois com a idade que tenho, não existe mais ansiedade. Eu estou animada pois não poderia ser um confronto melhor do que contra o time de Blumenau, que sempre foi um grande rival de Brusque. Espero que os brusquenses compareçam ao ginásio para torcer por nós, e que continuem incentivando o voleibol na região – comentou Dona Ruth.
Maurício Thomas é um dos entusiastas da “contratação” e destaca a importância da ação para divulgar o vôlei na região.
– A Dona Ruth Hoffmann é uma celebridade em Brusque pela história e a paixão que tem pelo voleibol. Ela sempre lutou pela modalidade, e vestiu a camisa do time em diversas competições. A ideia é celebrar em vida pessoas que fizeram muito pelo esporte. Então ela realizará o último jogo oficial da carreira, aos 85 anos. A cidade inteira abraçou a ideia e estamos muito felizes – disse Maurício Thomas.
A repercussão do jogo e a presença de Dona Ruth em quadra é assunto também do lado adversário. Vinícius Gomes, o Alegrete, treinador do time de Blumenau, encara a homenagem como fator extra de motivação para os dois lados da partida.
– Esse tipo de movimento que estão preparando para a Dona Ruth é algo que faz o voleibol crescer na região, e ainda trará uma motivação extra para nós e nossas adversárias. Imaginamos que teremos um jogo bastante equilibrado, que provavelmente será decidido no detalhe. As equipes estão acostumadas a se enfrentar e se conhecem bem. Com tudo que envolve este duelo, esperamos um grande espetáculo – avaliou Alegrete.