Em busca de voltar a conviver com a elite do vôlei mundial, Cuba definiu o elenco de 14 jogadores para a disputa do Pré-Olímpico masculino de Vancouver, no Canadá.
O grande nome do grupo é o central Roberlandy Simon, de volta após alguns anos de ausência por ter optado por jogar internacionalmente por clubes do exterior.
O levantador Hierrezuelo e o oposto Michael Sanchez, também cotados a retornar após a reaproximação com a federação local, não estão na lista.
A grande “fonte” de convocados é o vôlei argentino. São oito atletas em atividade da liga sul-americana com presença no Pré-Olímpico: Osniel Melgarejo, Miguel Ángel López, Jesús Herrera, Yohan León, José Carlos Romero, Javier Concepción, Julio César Cárdenas e Liván Osoria.
Completam o elenco de Cuba Roamy Alonso, atualmente atuando na Itália, Adrián Goide, Lyvan Taboada e Yorder García.
Durante a preparação, Cuba realizou três amistosos contra o Chile (venceu dois) e ainda fará mais dois contra Venezuela. O elenco ainda recebeu a visita de Osmany Juantorena, naturalizado italiano e craque do Civitanova.
Além do Canadá, time da casa, Cuba enfrentará Porto Rico e México no Pré-Olímpico da Norceca. O vencedor do quadrangular estará em Tóquio-2020.