Depois de duas vitórias e uma derrota, a Seleção Brasileira feminina estreará na segunda semana da Liga das Nações nesta terça-feira, contra a Holanda, às 14h30 (de Brasília), no Ominisport, em Apeldoorn (HOL).
O time de José Roberto Guimarães terá como adversários na segunda fase da competição além das donas da casa, a Polônia e a Bulgária. O SporTV 2 transmitirá ao vivo. Brasileiras e holandesas duelaram pela última vez no Mundial de 2018, no Japão. Na ocasião, as brasileiras levaram a melhor por 3 sets a 2.
Zé Roberto falou sobre a expectativa para o duelo:
– A Holanda está se planejando para ter o seu melhor time no Pré-Olímpico. Elas têm uma escola que evoluiu muito nas últimas competições. A Dijkema (levantadora) tem uma boa distribuição e é sempre muito precisa. Vamos pensar bastante na nossa equipe. Teremos que melhorar o passe e principalmente a pressão do saque. A nossa relação entre o bloqueio e a defesa também precisa evoluir para ajudar a velocidade do contra-ataque – analisou o técnico.
A levantadora é o único grande nome entre as 14 inscritas pela seleção holandesa. Não atuarão a oposto Sloetjes, as ponteiras Buijs e Plak, a central De Kruijf, por exemplo.
A ponteira Amanda destacou o fato da Holanda jogar em casa e pediu concentração para o time verde e amarelo.
– Já fizemos alguns treinamentos na Holanda e o grupo está evoluindo a cada dia. Vamos começar a segunda semana contra o time da casa que vai contar com o apoio da torcida. Estamos estudando bastante o time delas e sabemos que será importante entrarmos em quadra concentradas para conseguirmos o resultado positivo – afirmou Amanda.
Planejamento
Depois da Holanda pela terceira semana da competição, as brasileiras terão como sede a cidade de Lincoln, nos Estados Unidos. Entre os dias 4 e 6 de junho, o Brasil duelará contra Alemanha, Coreia do Sul e Estados Unidos.
Na quarta semana entre os dias 11 e 13 de junho, o time do treinador José Roberto Guimarães estará em Tóquio, no Japão, e terá pela frente as donas da casa, a Tailândia e a Sérvia. A quinta e última semana da fase classificatória acontecerá entre os dias 18 e 20 de junho em Ankara, na Turquia, e o Brasil medirá forças com a Turquia, a Itália e a Bélgica.
A fase final que reunirá a China, país sede, e as cinco seleções mais bem classificadas ao final da fase classificatória será disputada em Nanquim, na China, entre os dias 3 e 7 de julho.