O regulamento da Copa é simples: primeiro x oitavo da Superliga, segundo x sétimo e assim por diante. Sempre em jogo único, com eliminatória simples.
O campeão da Copa Brasil garantirá vaga na próxima Supercopa e também no Sul-Americano de 2022. E, pelo regulamento, até o vice da Copa pode render frutos. Se o campeão da Copa e da Superliga for o mesmo time, o segundo colocado da Copa Brasil herdará vaga na Supercopa.
As partidas de quartas de final acontecerão na sede do time com melhor campanha: ou seja, do primeiro ao quarto colocado. Já semifinais e finais serão em sede única, a ser anunciada pela CBV. Brusque, em Santa Catarina, deverá ser confirmado como local da Copa masculina.
Veja abaixo um panorama da briga por vagas na Copa Brasil de 2022.
FEMININO
– Dentil/Praia Clube (29 pontos), Itambé/Minas (24), Osasco/São Cristóvão Saúde (19) e Sesi Bauru (19) já estão classificados. O time de Uberlândia, inclusive, já tem o primeiro lugar do turno garantido e espera a definição do oitavo para conhecer o adversário nas quartas de final da Copa Brasil.
– Sesc RJ Flamengo (14), Fluminense (13) e Barueri (12) estão bem perto da vaga. Com todos ainda têm três jogos pela frente no turno da Superliga, incluindo confrontos diretos nesta semana, a briga pela quinta posição será intensa.
– Por fim, a disputa pelo oitavo lugar está polarizada por Pinheiros e Brasília, ambos com nove pontos, mas com o time paulista tendo feito um jogo a menos (oito contra nove)
MASCULINO
– O Fiat/Gerdau/Minas está muito perto de garantir o primeiro lugar após a vitória sobre o Goiás. Com 27 pontos, está quatro à frente do Sesi, o segundo colocado. Os dois ainda possuem mais dois jogos pela frente.
– Na sequência aparecem mais três classificados para a Copa, que estão na briga por posições: Sada Cruzeiro (20), Vôlei Renata (18) e Vedacit Guarulhos (18). Neste caso, dois deles poderão inclusive duelar nas quartas, no confronto entre quarto e quinto colocados da Superliga.
– Apan/Eleva/Blumenau (15), Farma Conde/São José (12), Funvic/Natal (12) aparecem em vantagem para o fechamento dos participantes da Copa. O Montes Claros América, com oito pontos, ainda tem chances.